Capacitação em Saúde Mental fortalece Atenção Básica em Otacílio Costa |

Capacitação em Saúde Mental fortalece Atenção Básica em Otacílio Costa
Nesta semana e na semana seguinte, profissionais da Atenção Básica de Otacílio Costa e Palmeira participam de uma capacitação voltada à Saúde Mental, baseada no Manual de Intervenções mhGAP (MI-mhGAP), da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Na manhã desta segunda-feira, 15 de setembro, o encontro foi realizado na Escola Elza Deeke, reunindo cerca de 70 servidores das duas cidades, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde e de endemias, além de estagiários dos cursos de Enfermagem e Psicologia.
O objetivo da capacitação é qualificar profissionais de saúde que não são especialistas em saúde mental para identificar, manejar e prestar suporte a pessoas com transtornos mentais, neurológicos ou relacionados ao uso de álcool e outras drogas. A proposta é oferecer diretrizes práticas para avaliação, diagnóstico inicial e intervenções básicas, possibilitando maior acesso ao cuidado em saúde mental mesmo em serviços não especializados ou em contextos com recursos limitados.
A capacitação conta com a contribuição dos palestrantes Juliano (psicólogo), Andreia, Rosangela e Ana Carolina (enfermeiras), além de Érika (fisioterapeuta).
Programação
Segunda e quarta-feira (período da manhã): médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem e saúde bucal, agentes comunitários de saúde e de endemias, além de estagiários do CEOC e de Psicologia.
Segunda-feira à tarde e terça-feira (o dia todo): capacitação voltada exclusivamente para profissionais de nível superior.
Para o secretário municipal de Saúde de Otacílio Costa, João Júnior Lopes Velho, a iniciativa representa um passo importante para ampliar a qualidade do atendimento oferecido à população.
“A Atenção Primária é a porta de entrada dos pacientes em nossas Unidades Básicas de Saúde, por isso precisamos preparar nossos profissionais para lidar com questões que vão além da saúde física. Essa capacitação é fundamental para que possamos oferecer um cuidado integral, humanizado e acessível, garantindo que a saúde mental seja tratada como prioridade em nosso município”, afirmou o secretário, acrescentando que o objetivo é reforçar o compromisso de valorizar os profissionais e oferecer à população um atendimento mais qualificado e inclusivo em saúde mental.
Deixe seu comentário