logo RCN
Imagem principal

Padre Pedro solicita PAC da Agricultura Familiar diretamente ao ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA)

O deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT/SC) pediu pessoalmente ao ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, a implementação de um Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), destinado à agricultura familiar. Padre Pedro apresentou a proposta no 2º Encontro de Lideranças Municipalistas Catarinenses, em painel realizado nesta semana, em Brasília.

Para reiterar e oficializar o pedido, Padre Pedro também aprovou uma moção na Assembleia Legislativa (Alesc) apelando ao ministro Paulo Teixeira a criação do PAC da Agricultura Familiar.

“Solicitei ao ministro que estudasse a demanda com carinho, porque o programa vai estabelecer ações e políticas para o enfrentamento dos desafios do setor, pela importância que ele representa para nossa economia. Parto especificamente de SC porque cerca de 80% do que é produzido na agricultura familiar chega à mesa de nossas famílias na cidade.”

Segundo ele, durante o encontro municipalista se debateu o Novo PAC do governo Federal, que contemplou recursos da ordem de R$ 48 bilhões para Santa Catarina, destinados a várias áreas como infraestrutura, saúde, educação, esporte e cultura, mas não tem como destaque a agricultura familiar.

“É importante disponibilizar recursos e dar o aparato às famílias que teimosamente lutam no dia a dia para continuarem no campo, que enfrentam desafios diante da crise climática e de outras questões que as afetam e também as famílias urbanas, porque as duas estão intimamente ligadas e é preciso compreender este contexto.”

Para o deputado, um PAC para a agricultura familiar é importante e decisivo neste momento, para que o pai, a mãe, seus filhos e filhas possam continuar na atividade produzindo alimentos saudáveis e para que eles possam chegar à nossa mesa.

“Um PAC para a agricultura familiar trará avanços na melhoria das estruturas, nas condições do trabalhador rural e promoverá um efetivo combate à fome, enfrentamento basilar do governo federal. A implementação de um programa que fortaleça a agricultura familiar produzirá um efeito positivo ambiental, assim como a redução da desigualdade social.”

O 2º Encontro de Lideranças Municipalistas foi organizado pelo deputado federal Pedro Uczai e reuniu mais de 350 lideranças de vários municípios de Santa Catarina nesta semana, em Brasília, nos dias 15 a 17/04. Parlamentares de todas as esferas, prefeitos e representantes do governo do estado e do Brasil debateram a formulação de políticas públicas.

 

Foto: Luiz Henrique Mendes


Lages sediou evento sobre a Justiça do Trabalho para profissionais de RH Anterior

Lages sediou evento sobre a Justiça do Trabalho para profissionais de RH

Paixão por selos e flores é tema de exposição inédita em Florianópolis Próximo

Paixão por selos e flores é tema de exposição inédita em Florianópolis

Deixe seu comentário