logo RCN
Imagem principal

Grupo de Tabagismo da UBS Novo Mundo ajuda no combate ao cigarro

O Grupo de Tabagismo da UBS Novo Mundo acolhe fumantes com intenção de amenizar/cessar o consumo de cigarros. São realizados sete encontros, sendo que os quatro primeiros encontros são semanais, dois quinzenais e o último encontro é mensal. Nesses encontros são realizadas palestras junto com informativos que o SUS oferece, também são prescritas medicações de Bupropiona, Goma de nicotina e Adesivo.
As reuniões semanais acontecem às terças-feiras, às 10h30 da manhã, na Unidade Básica de Saúde.
De acordo com a Enfermeira Rosangela Garcia da Silva e a Fisioterapeuta Erika Boehling Miyazaki Kosiniuk, para participar é necessário ter o encaminhamento médico ou odontológico, basta o paciente manifestar o desejo de parar de fumar no momento da consulta. “O encaminhamento é deixado na recepção da unidade de saúde e será inserido em uma pequena lista de espera e, assim que surgir uma vaga, a unidade entra em contato com o paciente para realizar uma avaliação com um profissional do NASF, após avaliação, encaminhamos ao médico novamente para medicamento”, disseram elas.


O que é o tabagismo?

O tabagismo é caracterizado uma dependência química, psicológica e comportamental do consumo de nicotina, substância presente no tabaco. Na fumaça do cigarro existem cerca de 4.700 substâncias tóxicas diferentes. Dentre elas, as principais são: a nicotina, o monóxido de carbono e o alcatrão. Sendo que o monóxido de carbono é o mesmo gás tóxico que sai do escapamento de automóveis e no organismo humano reduz a oxigenação dos tecidos do corpo. Enquanto o alcatrão é um dos mais potentes agentes cancerígenos que o ser humano introduz voluntariamente no organismo


Principais doenças causadas pelo cigarro

O Fumo causa cerca de 50 doenças diferentes, entre elas, doenças cardiovasculares tais como: a hipertensão, o infarto, a angina, e o derrame, câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga, doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. Além disso, o tabaco diminui as defesas do organismo e com isso o fumante tende a aumentar a incidência de adquirir doenças como a gripe e a tuberculose. O tabaco também causa impotência sexual.


Os benefícios de parar de fumar

São muitos os ganhos para quem deixa de lado o cigarro. Após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal. Após 2 horas não há mais nicotina no seu sangue. Após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza. Após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor. Após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora. Após 10 anos o risco de sofrer infarto do coração será igual ao de quem nunca fumou, e o risco de desenvolver câncer de pulmão cai à metade. Após 20 anos o risco de desenvolver câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou. Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de adoecer.

Alesc empossa 40 jovens deputados da 32ª edição do Parlamento Jovem Anterior

Alesc empossa 40 jovens deputados da 32ª edição do Parlamento Jovem

Epagri e Prefeitura Municipal realizam 1º Concurso de Fotografia Mulher Rural de Otacílio Costa Próximo

Epagri e Prefeitura Municipal realizam 1º Concurso de Fotografia Mulher Rural de Otacílio Costa

Deixe seu comentário