Fresuni realizou reunião pela Inclusão em Otacílio Costa
O Plenário Gentil Coelho de Souza, na Câmara de Vereadores de Otacílio Costa, foi palco da primeira Reunião Pela Inclusão 2024: Construindo a Inclusão de Amanhã. Dialogando Hoje’, realizada pela Frente Estudantil e Social da União das Pessoas com Deficiência de Otacílio Costa, a Fresuni.
O evento aconteceu na noite de quinta-feira, 8 de agosto, com o objetivo de dar voz e presença para as famílias, comunidades escolares e pessoas com deficiência do município, para compreender as dificuldades, necessidades e adaptações que podem mudar perante as políticas públicas que estão em vigência em Otacílio Costa.
“O maior objetivo foi dar luz, visibilidade, escuta e ampliar como estamos vendo a pauta das deficiências em nosso município. Querendo mostrar que não é só sobre educação, mobilidade, mas também é sobre compreender as dificuldades e questões que as PCDs passam em seu dia a dia”, comentou o autista e um dos organizadores do evento, o jovem João Vitor Soares Assink.
A reunião foi destinada a comunidades escolares, famílias e pessoas com deficiência e contou também com público em geral e de autoridades locais com interesse em ouvir as demandas.
Foram debatidas várias pautas, a principal foi a construção de um Plano de Ações e Projetos para 2025, ao qual o município poderia seguir para ampliar e melhorar como o mesmo lida para as PCDs. “Foram debatidas pautas em geral, como, se o município possui um Plano de estratégias e Ações na área de Educação para atender os estudantes com deficiência? Como o orçamento é destinado para a capacitação e melhorias no âmbito de adaptação e mobilidade nas escolas? E como o Poder Legislativo Municipal vem debatendo e desenvolvendo o tema durante a legislação atual?”, explicou João.
Sobre o Fresuni
O Fresuni é a Frente Estudantil e Social da União das Pessoas com Deficiência de Otacílio Costa, criada para defender, ampliar, dar voz, visibilidade, debater e desenvolver novas políticas públicas de atenção para as pessoas com deficiência, tendo foco nas famílias e comunidades escolares em um dever contínuo de assistência e orientação sobre as dificuldades que as PCDs passam.
Foi fundada no dia 2 de abril de 2024, no Dia Mundial de Conscientização para o Autismo. Segundo João, atualmente ela não possui nenhuma filiação, pois a associação não está firmada perante as questões jurídicas, estando em seu estágio de idealização mas, em breve, estará totalmente regularizada e em pleno funcionamento.
A Fresuni foi idealizada pelo próprio João, um jovem de 20 anos, estudante do segundo semestre no curso de Administração. Ele contou que era um sonho que surgiu quando estava cursando o ensino fundamental. “Após muitas ideias e tentativas de criar um movimento, cheguei ao Fresuni como uma associação focada em ajudar e olhar a todas e todos, tendo como sua principal missão compreender e ajudar o máximo de pessoas que precisam de atenção”.
Para finalizar, João Vitor deixou uma mensagem aos leitores e aos que compareceram na reunião. “Quero deixar como conclusão que, infelizmente não tendo a presença das famílias, das PCDs e das Comunidades Escolares, eu irei continuar trabalhando para promover a defesa, a atenção, a compreensão para as pessoas com deficiência como um todo, desejando ajudar o máximo de pessoas que eu puder. Eu quero agradecer com todo o meu carinho a todas e todos que compareceram no dia, a minha segunda professora do ensino médio, Josi Alves da Cruz; vereadores; à secretária municipal de educação, Ana Luzia dos Santos de Liz; a psicopedagoga do município, Angélica Rosa; ao assessor de imprensa do poder legislativo, Cleyton Wander de Liz; a secretária executiva do Poder Legislativo, Rosangela Aparecida de Souza; o motorista do poder legislativo, Dionato Alves de Souza; a servente, Maria dos Prazeres Melo; a Giovane Cubas, pela transmissão pela New Time TV e ao apresentador Edson de Liz, e ao Correio Otaciliense, em nome da Maria Carolina Pinheiro Deboite, por esta entrevista. Além disso, quero agradecer todo o apoio e carinho de todas para o meu trabalho e que iremos continuar sempre a frente, porque a Fresuni é sobre persistir e continuar trabalhando pelo que acreditamos ser o certo em nome de compreender e ver as pessoas. Muito obrigado pela entrevista e nos encontraremos em breve pelas comunidades, nesta luta continua”.
Deixe seu comentário