Imagem principal

Otacílio Costa promove semana de capacitação para profissionais da educação

Evento conta com participação de professores de municípios vizinhos e aborda temas como desenvolvimento humano, saúde mental e primeiros socorros

Professores e demais profissionais da Rede Municipal de Ensino de Otacílio Costa estão participando, entre os dias 21 e 25 de julho, de uma intensa semana de formação continuada, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação.

A capacitação, que acontece em diversos locais da cidade, contempla todos os segmentos da educação: Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Educação Especial. Além dos profissionais da rede municipal de Otacílio Costa, o evento também recebe educadores de cidades vizinhas, como Palmeira, Ponte Alta, Bocaina do Sul e São José do Cerrito.

O objetivo da formação é atualizar e qualificar os profissionais da educação, contribuindo para a melhoria das práticas pedagógicas e do atendimento aos alunos. A ação é realizada em parceria com a FEPESE (Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos), com o Sistema Positivo de Ensino e conta com a colaboração de especialistas em diferentes áreas do conhecimento.

Formação por área específica

Cada segmento da educação está recebendo uma formação específica, planejada de acordo com as necessidades de cada grupo:

Para os professores do 1º ao 5º ano, o foco está no desenvolvimento humano, abordando as diferentes fases da infância e adolescência e o impacto dessas etapas no processo de aprendizagem.

Os professores do 6º ao 9º ano participam de capacitações direcionadas às disciplinas em que atuam, como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Língua Inglesa, entre outras.

Os profissionais da Educação Infantil iniciaram a semana com um curso sobre noções básicas de primeiros socorros, atendendo à Lei Lucas.
A programação segue com a formação “Cuidar de quem Cuida – A Saúde Mental dos Profissionais da Educação Infantil”, que destaca a importância do bem-estar emocional dos educadores e como isso influencia a relação com os alunos.
Também serão abordadas, ao longo da semana, as temáticas da musicalização na educação infantil e a sutileza do cotidiano na primeira infância, com ênfase nas interações que constroem vínculos com as crianças.

Para os profissionais que atuam na Educação Especial — incluindo professores regentes da Educação Infantil, professores do 6º ao 9º ano, segundos professores, profissionais de apoio e estagiárias — as formações foram divididas em dois momentos:

O primeiro com o tema “TEA e Transtornos do Neurodesenvolvimento”, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos profissionais que trabalham com crianças neurodivergentes.

O segundo, que ocorrerá na quinta-feira, 24, terá como tema o “PEI (Plano de Ensino Individualizado) e Adaptações de Conteúdos”, tema de extrema relevância para melhorar e aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem das crianças que necessitam de um planejamento diferenciado em sala de aula.


Compromisso com a educação

A secretária municipal de Educação, Ana Luzia Santos de Liz, ressalta que a formação é essencial para a qualidade do ensino público.
“A formação continuada é uma prioridade da nossa gestão porque entendemos que a qualidade do ensino está diretamente ligada à qualificação dos profissionais da educação. Esse momento é também um espaço de troca, acolhimento e reflexão sobre práticas pedagógicas. Estamos cuidando de quem cuida dos nossos alunos, e isso faz toda a diferença”, destacou a secretária.

O prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar de Souza, também reforçou a importância do investimento na qualificação dos educadores.
“Investir na formação dos nossos professores é garantir uma educação de qualidade para as crianças e adolescentes da nossa cidade. Estamos felizes em poder proporcionar essa semana de capacitação, que vai refletir diretamente no aprendizado dos nossos alunos e na valorização dos profissionais da educação”, avaliou o prefeito.

Programa Universidade Gratuita completa dois anos com mais de 50 mil estudantes beneficiados Anterior

Programa Universidade Gratuita completa dois anos com mais de 50 mil estudantes beneficiados

Em função da relevância, mestrado de otaciliense vira doutorado Próximo

Em função da relevância, mestrado de otaciliense vira doutorado

Deixe seu comentário