Música é sinônimo de educação e respeito para a família Amaral
No mundo em que a tecnologia e a internet toma conta de crianças, jovens e adultos, os irmãos Otávio Amaral, 13 anos e Joaquim Amaral, 7 anos, moradores de Otacílio Costa, reservam o tempo de folga para tocar e cantar uma boa moda gaúcha.
Otavio começou a tocar gaita aos 11 anos. O interesse pela música gaúcha despertou nele a vontade de aprender a tocar, logo seus pais foram atrás de um professor para que o filho aprendesse a manusear sanfona. Não demorou muito tempo, Otavio pegou as manhas do acordeão e virou o sanfoneiro preferido da família.
Vendo o irmão mais velho tocar, Joaquim, o caçula da família Amaral, descobriu também a sua vocação. Assim como aconteceu com Otavio, Joaquim logo começou as das os primeiros passos, porém em outro instrumento musical, o violão.
Os pais, Elvis Ribeiro do Amaral e Joice Paes Ribeiro do Amaral, muito orgulhosos, começaram a gravar vídeos dos filhos e postar nas redes sociais.
Em um dos vídeos mais visualizados, o pequeno Joaquim canta a música Vaquinha com acompanhado do irmão. A mãe Joice Amaral, conta que a melodia foi gravada apenas para mostrar o talento dos filhos para uma pessoa da família que mora em outra cidade, não havia a intenção de postar na internet, mas o vídeo sem querer acabou parando na grande rede. “Eles ficaram bravos comigo depois que postei, pois eles não tinham gostado, mas mesmo assim eles receberam muitos elogios. Várias pessoas compartilharam e curtiram a postagem, o que é muito bom, pois é mais uma forma de divulgar o talento deles”, ressaltou.
Em 2013, Otavio ficou em 3º lugar em um concurso de gaita realizado pela Loja Folchini Tradição, considerado por ele um incentivo para continuar tocando. Ele conta que além de músicas gaúchas, tem preferência por melodias sertanejas e tradicionalistas, se espelhando no grupo Os Serranos e no sanfonista de Otacílio Costa, Gustavo Meyer.
“Quando estamos reunidos com nossa família e amigos, sempre tocamos uma moda bem apaixonada. Profissionalmente, toquei pela primeira em um baile na Serra dos Alves e pela segunda vez, em um casamento, mas para o futuro pretendo tocar para um grupo ou até formar uma dupla com meu irmão”, comentou Otavio.
O pai dos meninos, Elvis Ribeiro do Amaral, comentou que o primeiro “empurrãozinho” para Otavio foi dado por Tonho Macedo, o “sabugo”, também disse que o filho recebe muito incentivo de Getúlio Coelho. .
Já Joaquim, recebe muito incentivo e apoio de Suterio Bettencourt, que inclusive presenteou o pequeno artista com um violão. Os pais agradecem o apoio e incentivo dado aos filhos.
Motivo de orgulho para os pais
“Para mim, é um orgulho ver meus dois filhos já se iniciando no mundo da música, pois sou o maior incentivador deles, está se realizando um sonho que sempre tive, pois sempre fui amante de música e principalmente de gaita, e hoje ver isso é com certeza um privilégio”, comenta o pai Elvis.
Para a mãe Joice, não é diferente. “A gente se enche de orgulho, é lindo ver os dois tocando, eles nos transmitem paz e alegria”.
A família reside no bairro Fátima em Otacílio Costa. O casal, Elvis e Joice, dizem continuar incentivando e cobrando sempre dos filhos, pois a música para eles é uma forma de educação. “Enquanto eles tiverem tocando e cantando, eles estarão longe do mundo marginalizado em que vivemos, longe das drogas e de toda maldade. Queremos que sempre nossos filhos tenham humildade e ajudem a descobrir novos talentos da música em nosso município”, finalizam os pais.
Deixe seu comentário