Imagem principal

Tempo instável e temporais típicos de verão persistem até quarta-feira em Santa Catarina

Chuvas mais intensas atingem o Litoral entre terça, 24, e quarta, 25; instabilidades perdem força a partir de quinta-feira, 26

Os temporais típicos de verão permanecem ao longo desta semana em Santa Catarina. De acordo com aviso emitido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC/SC), os volumes de chuva mais intensos devem ocorrer entre terça, 24, e quarta-feira, 25, no Litoral.

Nesta segunda-feira, 23, o calor e a umidade favorecem a ocorrência de temporais isolados entre o Grande Oeste e os Planaltos entre a tarde e à noite. Esses temporais podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo. No leste catarinense, são esperadas pancadas de chuva a qualquer hora do dia.

Na terça-feira, 24, os temporais voltam a se intensificar, especialmente no período da tarde e da noite. No Litoral, a circulação marítima reforça a instabilidade, mantendo a chuva persistente até a madrugada de quarta-feira, 25. Entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, a precipitação pode ocorrer com forte intensidade em alguns momentos, trazendo risco de alagamentos e enxurradas.

Na manhã de quarta-feira, 25, a instabilidade diminui temporariamente, mas volta a ganhar força durante a tarde, desta vez mais concentrada entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.

Entre o Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, a condição permanece semelhante à dos últimos dias, com pancadas de chuva e temporais isolados entre as tardes e noites de segunda, 23, até quarta-feira, 25. De forma geral, os temporais são passageiros, mas podem apresentar forte intensidade devido ao calor, com risco de destelhamentos, queda de árvores e alagamentos pontuais.

Na quinta-feira, 26, as instabilidades se afastam de Santa Catarina, favorecendo a atuação de ventos de quadrante sul em todas as regiões. Com isso, as temperaturas ficam mais amenas no período da manhã e voltam a aumentar gradativamente durante a tarde. A persistência dos ventos, com rajadas moderadas, contribui para a agitação marítima, com ondas entre 2,0 e 2,5 metros, da Grande Florianópolis ao Litoral Sul.

Na sexta-feira, 27, o tempo permanece estável em todo o estado. O vento segue de quadrante sul, mantendo o mar agitado ao longo do dia.

Para o fim de semana, a tendência é de tempo firme em Santa Catarina, com predomínio de sol e variação de nuvens. As temperaturas entram em elevação gradual, com retorno do calor no período da tarde.

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil reforça a importância de acompanhar diariamente os boletins e avisos meteorológicos, devido às constantes atualizações e possíveis mudanças nos modelos de previsão do tempo.


Tempo instável e temporais típicos de verão persistem até quarta-feira em Santa Catarina Anterior

Tempo instável e temporais típicos de verão persistem até quarta-feira em Santa Catarina

Temporais e chuva persistente marcam o fim de semana em Santa Catarina Próximo

Temporais e chuva persistente marcam o fim de semana em Santa Catarina

Deixe seu comentário