Imagem principal

Mais de quatro mil pessoas devem ser vacinadas contra a gripe em Otacílio Costa

A novidade deste ano são os professores das redes particular e pública de ensino, que não integravam o público-alvo no ano anterior.

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) começou a ser realizada nesta segunda, 17 de abril, e vai até o dia 26 de maio, sendo 13 de maio o Dia D de Mobilização Nacional, conforme o calendário anunciado pelo Ministério da Saúde (MS) para atender o cronograma de remessa das vacinas. Em Otacílio Costa, 4.499 pessoas deverão receber a dose da vacina por estarem dentro dos grupos de risco. Em todo o estado de Santa Catarina, 1.864.566 pessoas deverão ser imunizadas este ano.

O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. O estado já registrou sete casos de hospitalização por influenza A e um por influenza B. Na quinta-feira, 6, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgou, em seu relatório, a primeira morte causada por gripe A em 2017. A vítima, de 37 anos, era morador de Lages, tinha Diabetes Miellitus - considerado um dos grupos de risco para a doença - e teve o subtipo H3N2.

Grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde

Na primeira semana da campanha, de 17 a 21 de abril, a vacina estará disponível apenas para idosos com 60 anos ou mais e para os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, além de terem condições clínicas especiais.

Para os demais públicos, a vacinação começa dia 24 de abril, abrangendo crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. A novidade, neste ano, são os professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas, que também passaram a integrar o público alvo.

A secretaria municipal de saúde espera vacinar 1.640 idosos, 500 professores, 1.130 crianças e 194 profissionais de saúde. O restante das doses será distribuído entre as gestantes, puérperas e doentes crônicos. O Secretário de Saúde, Fernando Souza, destaca a importância de as pessoas comparecerem à imunização.

"Ressaltamos que a vacinação ainda é a melhor forma de prevenção contra a influenza, pois ela impede que um doente possa contaminar outras pessoas", afirmou.

Higiene Pessoal e ambiental são formas de prevenção

AS recomendações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) e da Diretoria de vigilância sanitária para a prevenção da gripe, além da vacinação, envolve cuidados quanto à higiene pessoal e ambiental, como lavar frequentemente as mãos, utilizando água ou sabão e álcool gel a 70%, utilizar lenços de papel descartável para cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar. Caso não haja lenços de papel, é importante não tossir ou espirrar nas mãos, e sim protegendo o rosto contra o antebraço. Além disso, não compartilhar utensílios, evitar contato próximo com pessoas gripadas, manter ambientes limpos, arejados e as janelas abertas.

Anterior

Dive reforça alerta sobre medidas de prevenção à gripe

SC registra primeira morte por influenza em 2017 Próximo

SC registra primeira morte por influenza em 2017

Deixe seu comentário