Depressão foi tema de evento promovido pelo Jornal Correio Otaciliense e Instituto Sérgio Pinheiro
-
Elaine Leal -
Conferência teve a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Klabin, Sicoob Credicaru, NetWork Digital, CDL e Rotary Club
Na noite de noite de terça-feira, 24, aconteceu a 1ª Conferência de Depressão e Combate ao Suicídio, em Otacílio Costa, no auditório da Câmara de Dirigentes e Lojistas do município. Nela, estiveram presentes mais de 150 pessoas.
O evento foi uma realização do jornal Correio Otaciliense e Instituto Sérgio Pinheiro (ISP), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Klabin S/A, Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL, Network Digital, Sicoob Credcaru e Rotary Club de Otacílio Costa.
A psiquiatra Inês Gullich, o psicólogo Juliano Dias e o clínico geral Francisco Modesto foram os palestrantes da noite. Eles abordaram, cada um dentro de sua área de atuação, sobre as causas, sintomas e como tratar as pessoas com transtorno depressivo. Já Graziele Frutuoso, Fabrício Camargo e Fernando Souza testemunharam ao público a realidade vivida por pessoas que passaram e passam pela depressão.
Sérgio Pinheiro, diretor do jornal Correio Otaciliense, avaliou o evento como positivo e de grande importância para ajudar as pessoas que sofrem com a depressão. "Agradeço, em nome do jornal e do ISP, as empresas e entidades parceiras da conferência. Se não fosse a parceria com as empesas e entidades o evento não teria sido realizado, por isso nossa gratidão a cada uma delas. Sei que o que fizemos nesta noite foi importante para muitas vidas que lutam contra esse transtorno", pontou.
Para Débora Lopes, 26 anos, estudante do curso de técnico de enfermagem, os temas foram bem explanados e o debate serviu para ampliar o conhecimento dela e de seus colegas de turma, que também participaram do evento. "O entendimento de como lidar com os pacientes foi muito importante para nós como estudantes e atuantes na área de saúde. Agregou bastante. Espero que tenha o próximo".
Doença cresceu muito nos últimos anos
Cerca de 11,5 milhões de pessoas sofrem de depressão, no Brasil, sendo o país com maior prevalência da enfermidade na América Latina. No mundo, estima-se que 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com o transtorno, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano. Por causa dessa realidade a conferência foi organizada.
Confira a matéria completa na edição impressa do CO que já está circulando.








































Deixe seu comentário