logo RCN
Imagem principal

Em ato simbólico, governador transfere capital do Estado para São Francisco do Sul e anuncia investimentos para o município

Nesta segunda-feira, 11 de agosto, o Governo do Estado celebrou em São Francisco do Sul um dos eventos mais simbólicos do calendário catarinense: a transferência da capital do Estado para o município mais antigo de Santa Catarina e o terceiro mais antigo do Brasil. Junto com a transferência simbólica, o governador Jorginho Mello inaugurou obras e fez anúncios importantes para o município.

“São Francisco do Sul é um patrimônio histórico, cultural e econômico de Santa Catarina. É uma honra celebrar esta data com anúncios importantes, homenagens e a certeza de que estamos trabalhando para o desenvolvimento de toda a região. Hoje é um dia de relembrar a história do nosso estado que teve essa cidade como o início de tudo, mas também estou aqui para trazer novos investimentos na segurança pública, na educação e infraestrutura energética”, destacou o governador Jorginho Mello.

Um dos destaques foi a parceria entre o Governo do Estado, a Celesc e a Prefeitura para a obra de extensão elétrica na região norte da Praia do Ervino. O investimento de R$ 12 milhões vai beneficiar cerca de 150 residências e preparar a rede para atender mais de 100 terrenos que ainda não possuem fornecimento de energia elétrica.

A programação também incluiu a entrega simbólica da reforma da Delegacia de Polícia da Comarca de São Francisco do Sul. Com investimento de aproximadamente R$ 624 mil, viabilizado por convênio entre a Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Trânsito, e a Polícia Civil, a unidade passou por melhorias para qualificar o atendimento à população e proporcionar melhores condições de trabalho aos policiais civis.

No ato, o governador participou da promoção de militares estaduais, que acontece simultaneamente em todo o Estado. Ao todo, 496 homens e mulheres da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foram promovidos nesta data. Em São Francisco do Sul, dois oficiais e 32 praças da Polícia Militar, integrantes do 5º Comando Regional, receberam o reconhecimento.

O governador Jorginho Mello também inaugurou a quadra poliesportiva da escola Claurinice Vieira Caldeira e encerrando as solenidades, a Câmara Municipal concedeu o título de Cidadão Honorário de São Francisco do Sul ao governador, à senadora Ivete Appel da Silveira e ao vice-almirante Augusto José da Silva Fonseca Júnior, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade.

Capital simbólica de Santa Catarina

Berço de Santa Catarina, São Francisco do Sul representa a capital do Estado todo dia 11 do mês de agosto, em razão da Lei 15.109 de 2010, de autoria do então deputado estadual Jorginho Mello. A data faz alusão à criação da Capitania de Santa Catarina no ano de 1738, quando a região conquistou autonomia em relação à Capitania de São Paulo.

Com raízes históricas que remontam aos primeiros habitantes sambaquianos, passando pelos povos Tupi-Guarani e pela colonização europeia iniciada em 1658, São Francisco do Sul preserva uma identidade cultural única, fortalecida pela chegada de imigrantes italianos, alemães e poloneses no século XIX.


Governo de SC entrega ginásio aguardado há 15 anos em escola estadual de São Francisco do Sul Anterior

Governo de SC entrega ginásio aguardado há 15 anos em escola estadual de São Francisco do Sul

Sindicato Rural realiza, em Palmeira, curso de Artesanato em Pintura Próximo

Sindicato Rural realiza, em Palmeira, curso de Artesanato em Pintura

Deixe seu comentário