Imagem principal

Câmara de Vereadores de Palmeira aprova repasse ao Projeto Patrulha Rural da PM

Com a intenção de fortalecer ainda mais o Projeto Rede Rural de Segurança, a patrulha rural, a Câmara de a Câmara de Vereadores de Palmeira aprovou na sessão ordinária de terça-feira, 29, o Projeto de Lei 12/2025 que autoriza o Município a repassar a Polícia Militar o valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais), em 08 (oito) parcelas mensais e sucessivas no valor de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais) cada.

Para o tenente Braga , comandante da 2• Cia do 6• Batalha da Polícia Militar de Santa Catarina, esse auxílio fortalece ainda mais a guarnição. “Uma quantia que vai nos ajudar muito na manutenção de viaturas, aquisição de equipamentos e materiais que são utilizados pela guarnição no policiamento das nossas áreas rurais”, ponderou.

Atendimento em 17 % do território catarinense

De acordo com 1• sargento Laureci , comandante da Patrulha Rural, toda a área serrana, entre Alfredo Wagner e Vacaria, é monitorada pela patrulha rural de Lages, totalizando 17 % do território catarinense. “Esses recursos facultados pelo município, com a aprovação da Câmara, vem de grande êxito para manter as nossas viaturas em dia. Nossa guarnição conta com quatro camionetas 4x4 e não podemos parar porque pode ter um produtor rural pedindo socorro”, explica o PM.

Mais segurança e tranquilidade às famílias do campo

A família da Magali Alves da Silva moradora da localidade de Lageadinho/ Campo Novo, interior de Palmeira, é a centésima trigésima, no município, contemplada com a Patrulha Rural. A placa da propriedade foi entregue durante a apresentação do projeto na Câmara de Vereadores. “A sensação é de tranquilidade e segurança. Já precisamos algumas vezes e por não ter o cadastro o atendimento demorou. Agora estamos mais protegidos”, comemorou ela.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Pereira de Cruz, o projeto é de muita relevância. “Traz mais segurança ao nosso produtor. Agradeço aos vereadores que aprovaram esse repasse e parabenizo o poder executivo pela iniciativa”, pontuou.

O chefe de gabinete Fabrício Daniel, que na ocasião representou o prefeito Sandro Masselai, também destacou a importância do aporte financeiro ao referido Programa. “Nosso município tem uma grande extensão rural e essa seguridade da Patrulha Rural é muito importante. Essa contribuição é um maneira não somente de incentivar mas também de agradecer ao árduo trabalho da nossa PM”, anotou.

Sobre o Programa Rede Rural de Segurança

A Rede Rural de Segurança é um programa criado em 2017 pela Polícia Militar de Santa Catarina, com o objetivo de fortalecer a segurança nas áreas rurais do estado. A iniciativa busca aproximar os moradores de propriedades rurais entre si e da Polícia, promovendo o mapeamento de propriedades rurais, facilitando, com isso, o acesso de veículos de emergência. Essa abordagem não só melhora a resposta a incidentes, mas também cria um ambiente mais seguro para quem vive e trabalha no campo.
Os policiais atuam de forma preventiva, realizando visitas, rondas e orientações personalizadas aos proprietários rurais.
Durante essas interações, é realizada uma consultoria sobre práticas de segurança, e após a certificação da propriedade que recebe a pontuação adequada, está apta a colocar a placa que a identifica dentro da Rede, com seu georreferenciamento.
Além de prevenir crimes, o programa fortalece o vínculo entre a comunidade e a Polícia Militar.
Como fazer parte:

No Município de Palmeira a Patrulha Rural da 2ªCia, Composta pelo Sgt Jairo e Cabo Rezende, Faz o atendimento aos produtores rurais pelo 048-988589688, solicitação de Cadastro e Visita seria por esse WhatsApp

- Procure a unidade policial militar mais próxima de sua localidade;
- Informe de seu interesse ao policial responsável;
- Aguarde o agendamento da consultoria de segurança (os policiais farão uma visita em sua propriedade, pontuando dicas necessárias de segurança. Após a aprovação de sua propriedade rural, será certificada com o mapeamento e será encaminhada para os trâmites da placa Rede Rural);

Manejo de pomar é tema de treinamento do Sindicato Rural Anterior

Manejo de pomar é tema de treinamento do Sindicato Rural

Copercampos promove 2ª edição do Coper Saberes Próximo

Copercampos promove 2ª edição do Coper Saberes

Deixe seu comentário