Imagem principal

Balsa Fazenda Gropp é revitalizada e gestão reforça pedido de cuidado com o patrimônio público

Após interdição por itens de segurança, embarcação recebe melhorias estruturais e Prefeitura convoca a comunidade a preservar o serviço essencial

Um dos principais meios de travessia entre comunidades do interior de Palmeira, a balsa Fazenda Gropp acaba de passar por uma importante revitalização, que garantiu melhorias estruturais, mais segurança para os usuários e a regularização completa da embarcação.


A ação foi motivada por uma vistoria técnica da Marinha do Brasil, que identificou a falta de itens de segurança da balsa, obrigando sua interdição temporária. A partir disso, a Prefeitura de Palmeira iniciou uma série de investimentos para recuperar o serviço, que é essencial para o deslocamento diário de moradores, trabalhadores e estudantes da região.


*Investimentos garantem mais segurança, legalidade e conforto para quem utiliza a travessia*


Ao todo, mais de R$ 20 mil já foram investidos em melhorias na embarcação e no espaço onde ela opera. A balsa recebeu pintura completa, nova iluminação, coletes salva-vidas, poste de luz, troca de toda a fiação elétrica e regularização do motor. Também foi instalado mastro de bandeira e atualizada toda a documentação obrigatória, com a homologação do motor, para a operação legal e segura do serviço.


Além dessas melhorias, a gestão municipal também já prevê a instalação de câmeras de monitoramento e sinal de internet no local da travessia, ampliando o controle e a proteção do espaço, especialmente durante períodos de uso intenso, a fim de evitar ações de vândalos no local.


“A balsa é um bem coletivo, que atende diretamente quem vive no interior e depende dessa travessia para trabalhar, estudar e manter a rotina. Nosso papel é garantir que ela funcione com segurança, dentro da legalidade. Mas também é fundamental que todos entendam que há regras e ajudem a cuidar do patrimônio. Vale ressaltar que um dos motivos que mais motivou a suspensão do seriço, pela Marinha, foi a falta de itens de segurança, com as luzes de navegação da embarcação. Vandalismo causa prejuízos e pode comprometer o serviço. Preservar a balsa é uma responsabilidade de todos nós e pedimos a ajuda da comunidade nesse sentido”, afirmou o prefeito Sandro Masselai.


Apesar de já estar com a operação liberada pela Marinha, a balsa segue temporariamente inativa devido à elevação do nível do Rio Canoas, causada pelas chuvas dos últimos dias. A travessia será retomada assim que houver condições adequadas de segurança.


Com essa entrega, a Prefeitura de Palmeira reafirma seu compromisso com a mobilidade no interior, a valorização dos servidores e o respeito ao dinheiro público — sempre com foco em uma gestão que cuida das pessoas e daquilo que é de todos.

Summit Cidades: prefeito de  Bocaina do Sul foi palestrante deste ano Anterior

Summit Cidades: prefeito de Bocaina do Sul foi palestrante deste ano

Projeto de Escolinha de Futsal tem início em Bocaina do Sul com foco em inclusão, disciplina e formação cidadã Próximo

Projeto de Escolinha de Futsal tem início em Bocaina do Sul com foco em inclusão, disciplina e formação cidadã

Deixe seu comentário