Imagem principal

Udesc Lages lançará livro que resgata os 50 anos de história da instituição na terça

Na próxima terça-feira, 3, o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, fará o lançamento do livro dos 50 anos da instituição, "CAV 50 anos", completados em fevereiro deste ano.

A cerimônia de lançamento acontecerá às 16h, no Anfiteatro Prof. Flávio Krebs Ramos, no prédio da Agronomia, e terá transmissão ao vivo pelo Canal da Udesc Lages no YouTube.

O evento reunirá a comunidade acadêmica, egressos, servidores aposentados, autoridades, imprensa, convidados, comunidade em geral e a comissão de trabalho do livro, formada em outubro de 2021, sob a coordenação do professor aposentado, Adil Vaz.

O lançamento terá homenagens a integrantes da comissão instituída para a criação da Udesc Lages, ao Reitor da universidade na época e aos servidores aposentados. A abertura será marcada pelo concerto do Quarteto de Cordas do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc e haverá um coquetel de encerramento.

Sobre o livro

A obra, com dedicatória à sociedade catarinense, resgata a história da Udesc Lages, iniciada em 1973, como Escola Superior de Medicina Veterinária (Esmeve). Em 6 de fevereiro daquele ano, foi publicado o Decreto Federal Nº 71.811, autorizando a criação da Faculdade de Medicina Veterinária. Em 10 de abril, iniciaram as aulas de Medicina Veterinária e, em 17 de abril de 1980, a Esmeve foi transformada em Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV).

O livro de 126 páginas, publicado pelo Editora Udesc, tem como organizador o escritor Alex Rodrigues de Moraes. A obra faz um resgate histórico, por meio de uma série de entrevistas realizadas com personalidades que participaram ou presenciaram a instalação e o desenvolvimento da instituição. Também foi realizada uma pesquisa histórica em materiais impressos, digitais e, especialmente, fotografias.

O primeiro passo para a elaboração do livro foi dado em um encontro, em 2021, da Direção da Udesc Lages com ex-reitores e professores, dentre eles, docentes que participaram da criação do centro. O grupo tomou a iniciativa de procurar a Direção com o objetivo de organizar uma obra que marcasse o cinquentenário do centro.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages


Outubro Rosa: Santa Catarina pode registrar 4 mil casos de câncer de mama em 2023 Anterior

Outubro Rosa: Santa Catarina pode registrar 4 mil casos de câncer de mama em 2023

Amigurimi foi tema de curso no Cras de Otacílio Costa Próximo

Amigurimi foi tema de curso no Cras de Otacílio Costa

Deixe seu comentário