Imagem principal

Santa Catarina deve ser o primeiro estado a acolher gaúchos atingidos por enchentes, diz Fabiano

O deputado estadual Fabiano da Luz (PT) ressaltou, na tribuna da Assembleia Legislativa (Alesc), que o estado de Santa Catarina é o vizinho mais próximo do Rio Grande do Sul e deve ser o primeiro a estender as mãos e abrir os braços para receber os gaúchos que perderam tudo nas enchentes. “Devemos dizer que aqui também é terra deles e que aqui terão uma oportunidade de reconstruir as suas vidas.”

Ele destacou que as águas ainda não baixaram e a previsão é de que permaneçam por muitos dias ainda cobrindo casas, bairros e cidades. “Muitos já sabem que perderam as suas casas, que os filhos perderam as escolas e que seus empregos estão sob risco, porque muitas empresas não estão mais naquele local.”

O deputado disse que não há outro caminho para muitos a não ser buscar uma nova vida. “Já têm relatos de algumas famílias que chegaram à região oeste, tenho certeza de que em outras regiões também, porque têm parentescos e buscam abrigo a quem os acolhe e lhes estende a mão.”

Para Fabiano, devemos aprender mais uma vez a tratar o migrante ou o imigrante como um cidadão, “porque as divisas, as cercas, os territórios foram criados pelo homem e não pode ser isto o que nos divide. Precisamos unir todos os esforços para acolhê-los, independente de onde vêm.”

Migração

O deputado Fabiano lembrou que em 194, na grande enchente que ocorreu no RS, muitos gaúchos migraram a terras novas porque perderam tudo. “Isto aconteceu com meu avô que saiu do interior de Lajeado com uma carroça, uma junta de bois e os filhos em cima. Ao longo do percurso, nas paradas para dormir encontraram abrigo em algumas propriedades, em outras mandavam seguir adiante porque não queriam saber de pessoas próximas. E foi assim com os avós de muitos de vocês”, comentou.

Ele acrescentou que o mesmo aconteceu com os ancestrais que vieram da Europa e de muitos outros lugares fugindo de guerras. “Tem sido assim ao longo da história da construção de SC, com pessoas que vieram dos mais diversos lugares do mundo e nas mais diversas condições. É assim com os haitianos, fugindo da violência, os venezuelanos da situação econômica, os muçulmanos e os ucranianos das guerras, com os nordestinos em busca de uma terra nova. E assim como agora que estamos começando a viver mais uma vez a situação de gaúchos que estão migrando para outras regiões, muitos para a nossa SC.”

Segundo ele, que sejam cubanos, palestinos ou russos quem tiver vindo em busca de uma terra prometida, de uma vida nova, “que nós saibamos acolher estas pessoas e aproveitar a oportunidade de potencial para nos desenvolver e crescer ainda mais. A humanidade precisa de mais seres humanos, com mais fraternidade dentro de si.”

São Joaquim apresenta as Soberanas da 24ª Festa Nacional da Maçã Anterior

São Joaquim apresenta as Soberanas da 24ª Festa Nacional da Maçã

Udesc Lages abrirá as portas para receber comunidade em evento no dia 20 de abril Próximo

Udesc Lages abrirá as portas para receber comunidade em evento no dia 20 de abril

Deixe seu comentário