logo RCN
Imagem principal

Receita Federal combate o contrabando de produtos para fins estéticos

Os produtos eram adquiridos no Paraguai e contrabandeados para o Brasil

A Receita Federal e Polícia Federal deflagaram, na manhã de hoje, a OPERAÇÃO ASTARTE, que visa desarticular organização criminosa especializada em importar irregularmente produtos de uso estético (botox e fios de sustentação facial) com indícios de falsificação.

Os produtos eram adquiridos no Paraguai e contrabandeados para o Brasil. Uma vez em território nacional, eram distribuídos para todas as regiões do país, normalmente por via postal.


Por serem fruto de contrabando, os produtos não eram submetidos à inspeção da Receita Federal, nem receberam a necessária autorização da ANVISA para serem usados no Brasil.


Além de associação para a prática do crime de contrabando, foram investigadas condutas ilícitas de supressão ou redução de tributos, corrupção ativa e corrupção passiva.


Foram expedidos seis mandados de busca e apreensão pela 5ª Vara Federal de Foz do Iguaçu, além da constrição de valores em contas bancárias e aplicações financeiras em valor superior a R$ 500 mil reais e a apreensão de veículos, dentre outras medidas.


Participam da operação 12 auditores-fiscais e analistas tributários da Receita Federal e 24 policiais federais.


O nome da operação remete à mitologia cananeia, na qual ASTARTE é a deusa da beleza.



Grupo de Escoteiros conta com mais de 40 participantes Anterior

Grupo de Escoteiros conta com mais de 40 participantes

Brandili recebe Selo Verde do Instituto Chico Mendes Próximo

Brandili recebe Selo Verde do Instituto Chico Mendes

Deixe seu comentário