logo RCN

Programa Saúde na Escola leva cuidados odontológicos às crianças otacilienses

Ações do programa já impactaram mais de 500 crianças em Otacílio Costa

Uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras, promovendo a articulação entre a escola e a atenção primária à saúde para ofertar às crianças e adolescentes saúde e educação integral. Estes são os objetivos e os fundamentos do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem levado aos alunos da rede municipal de ensino ações de conscientização sobre higiene bucal.

"No âmbito odontológico, foi realizada educação em saúde bucal, instrução de higiene oral, evidenciação de placas bacterianas e escovação, supervisionada pelos dentistas do município que atuam junto às esquipes de saúde da família, com o envolvimento de suas respectivas técnicas em saúde bucal e alguns agentes comunitários de saúde", explica o coordenador municipal de odontologia, Pierre Augusto dos Santos.

Ações já impactaram mais de 500 crianças

De acordo com o coordenador, até o momento o Programa já passou pelos CEIM's Ilda da Silva Velho, Catarina Fuhrmann, Marlene Luiz Antunes e Valdecir José Carvalho, além da Escola Básica Traços e Letras e Núcleo Municipal Adilha Matias Faria, impactando, no total, 562 crianças, que além das explicações, ganharam um kit de higiene bucal com escova, creme dental, fio dental e uma cartilha instrutiva com linguagem adaptada para elas.

As ações, segundo Pierre, não param por aqui. "Algumas escolas ainda receberão a ação do programa e, até o final do primeiro semestre deste ano, toda rede de ensino público do município será assistida. Esta iniciativa busca ampliar o vínculo entre as equipes das Unidades de estratégia e saúde da família com a comunidade através de ações de promoção, prevenção e recuperação em saúde", revela.

Essas ações acontecem, nas escolas, uma vez por ano e o acompanhamento das crianças acontece nas unidades de saúde. "É uma forma de tirar a Secretaria de Saúde das quatro paredes, levando o cuidado até nossas crianças. Investir nas crianças é plantar uma semente que vai gerar prevenção no futuro, o que impacta, a longo-prazo, os trabalhos da saúde. Sou grato aos excelentes profissionais que se dedicam a este trabalho", ressaltou o secretário de saúde, Jean Valente.



Anterior

Covid-19: ministro oficializa fim de emergência sanitária

Próximo

Governo do Estado investe R$ 7 milhões para ampliar a oferta por próteses auditivas

Deixe seu comentário