logo RCN
Imagem principal

Programa Klabin Caiubi de Educação Ambiental retoma atividades presenciais em Santa Catarina

Em parceria com o poder público, a 35º edição capacitou cerca de 56 professores em educação ambiental, destacando ações sustentáveis que podem permear os planos de ensino

Santa Catarina, 10 de novembro de 2022 - A 35º edição do Programa Klabin Caiubi de Educação Ambiental, realizado pela Companhia em parceria com a secretaria de educação dos municípios, em Santa Catarina, foi marcada pela retomada das atividades presenciais, após dois anos no formato on-line. A iniciativa promoveu dois dias de programação, abordando diferentes temas relacionados à preservação da fauna e flora locais, com o intuito de engajar a formação de cidadãos conscientes quanto ao consumo responsável e aos cuidados com o meio ambiente.

Divulgação: Programa Klabin Caiubi de Educação Ambiental

Realizado desde 2007 em Santa Catarina, o Klabin Caiubi tem o objetivo de mobilizar professores da rede pública de ensino em um esforço de fomentar a educação ambiental. Nesta edição, o programa contou com a adesão de 54 professores dos municípios de Correia Pinto e São Joaquim, contribuindo para o impacto de 5.870 alunos no Estado. Durante os encontros, foi possível sensibilizar os participantes por meio de palestras ministradas pela Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida), SUMATRA Consultoria Ambiental e Polícia Militar Ambiental, além de representantes da Klabin, que falaram sobre a destinação correta de resíduos, economia circular e programas socioambientais que beneficiam a comunidade, como o Matas Legais.

“Participar do Programa Caiubi foi muito gratificante, pois desta forma reforçamos as práticas de preservação e conscientização ambiental, de modo a melhorar o compartilhamento de informações com nossos educandos e, consequentemente, a qualidade do ensino e aprendizagem. Com isso, agradeço pela receptividade nesses dois dias de imenso valor de aprendizagem”, comentou a bióloga e professora municipal de São Joaquim, Marta de Moura Madeira, sobre sua participação nesta edição do programa.

Os encontros foram realizados no Auditório Caiubi, preparado especialmente para receber os participantes da iniciativa. A programação contou, ainda, com uma atividade prática, a visita à Trilha Araucária, localizada em uma área próxima à unidade industrial da Klabin, em Correia Pinto. Durante o percurso, inteiramente guiado por um representante da Companhia, foi possível proporcionar uma vivência imersiva aos participantes que, ao longo de 1.260 metros de trilha, encontram marcações com informações relevantes sobre a fauna e a flora locais, assim como outras questões sustentáveis.

“Estamos muito felizes em retomar as atividades presenciais do Programa Klabin Caiubi de Educação Ambiental, podendo estreitar os laços com os professores participantes da iniciativa e fortalecer a troca de conhecimento. Temos muito orgulho do legado construído pela ação nos últimos anos, contribuindo para o avanço da educação ambiental nas comunidades onde estamos inseridos”, afirma Júlio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.

Sobre o Klabin Caiubi de Educação Ambiental

O Programa Klabin Caiubi de Educação Ambiental está na 35º edição, beneficiando diferentes regiões de atuação da Companhia, como Paraná, Bahia e Rio Grande do Sul. A iniciativa chegou a Santa Catarina em 2007, onde já impactou mais de 652 escolas e 1.656 professores, atingindo mais de 223 mil alunos no estado durante sua trajetória.
 

Divulgação: Programa Klabin Caiubi de Educação Ambiental

 Sobre a Klabin

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,2 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Somente em Santa Catarina, gera mais de 6.800 empregos (diretos e indiretos). A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas de diferentes idades, entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia em Santa Catarina compreende o total de 123 mil hectares, sendo 67 mil hectares de mata nativa. A empresa também mantém no Estado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual -- RPPNE, o Complexo Serra da Farofa, uma área destinada exclusivamente à conservação da biodiversidade, estudos e pesquisas. A região abriga nascentes importantes como as que compõem os Rios Canoas e Caveiras, além de espécies de animais ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da Klabin está orientada para o Desenvolvimento Sustentável e, em Santa Catarina, a Companhia desenvolve programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais -- Planejando Propriedades Sustentáveis”, “Matas Legais”, “Klabin Caiubi”, “Protetores Ambientais” e “Programa de Certificação de Fornecedores de Madeira”.

A empresa também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.


Poço Rico encara o Serra Cima, neste domingo, em Aurora Anterior

Poço Rico encara o Serra Cima, neste domingo, em Aurora

Curso de NR35 capacita colaboradores da Unidade Correia Pinto, da Rio Deserto Próximo

Curso de NR35 capacita colaboradores da Unidade Correia Pinto, da Rio Deserto

Deixe seu comentário