Imagem principal

Prioridades para construção do Plano Municipal de Cultura foram definidas pela comunidade otaciliense

Otacílio Costa já conta com um documento contendo as ações para incorporar o Plano Municipal de Cultura. O terceiro e último Seminário Participativo que definiu as prioridades do Plano Municipal de Cultura de Otacílio Costa, foi realizado na noite de quinta-feira, 20, na sala de eventos da Faculdade Censupeg, no bairro Poço Rico.
Foram três etapas de tratativas realizadas com a presença da comunidade otaciliense.
No 1º Seminário, realizado em março, foram apresentadas as razões da elaboração do Plano Municipal de Cultura e iniciada a elaboração do Plano com a busca de pontos fortes e fracos referentes ao desenvolvimento da cultura local, definidas a diretrizes prioritárias, Missão, Visão e Valores do Plano.
No segundo Seminário, realizado em maio, foram definidos os objetivos estratégicos, as metas, as ações e os prazos de execução de cada meta.
Já neste último, realizado na noite de quinta-feira, 20, foi finalizado os trabalhos referente as etapas participativas e estabelecidas as estratégias e ações para atingir as metas, a fixação de resultados e previsão de impactos e a validação do documento.
“O Plano Municipal de Cultura é o principal componente das políticas públicas para a área de cultura”, relatou a superintendente da Fundação Municipal de Cultura, Oneide Farias.
Conforme ela, construir o Plano é pensar a cultura municipal a longo prazo, definindo ações que possam colaborar tanto com a preservação, a valorização e o crescimento dos trabalhos da cultura no âmbito do município.
Para Roselaine Vinhas, Consultora do SEBRAE, que coordenou os trabalhos, o desenvolvimento do plano está apoiado pelas Diretrizes do Ministério da Cultura - MINC, por orientação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e do Plano Nacional de Cultura (PNC).


Plano foi elaborado com base na cultura local

O trabalho de construção e desenvolvimento do Plano de Cultura é estruturado à partir dos dados relacionados à cultura local para elaboração do Diagnóstico Cultural com o levantamento da situação atual do setor cultural abordando os seguintes pontos:
• Ações culturais no município;
• Atrativos culturais;
• Políticas de fomento;
• Agentes culturais;
• Instituições;
• Estruturas;
• Alinhamento as políticas estadual e federal;
• Órgãos e instituições ligadas à cultura local;
• Impactos e limitações das políticas públicas e da capacidade da gestão pública;
• Organização e coordenação do processo de planejamento cultural;
• Legislação cultural

“Esses dados comporão a análise da estrutura dos atrativos culturais e do quadro institucional da cultura, dos pontos fortes e fracos bem como das oportunidades a serem maximizadas”, afirmou Vinhas.
A intenção do grupo responsável é fazer, até a primeira semana de julho, a entrega do documento final à gestão e do Projeto de Lei do Plano Municipal de Cultura à Câmara de Vereadores.

Serviço de troca das lâmpadas de sódio por LED seguem em ritmo acelerado em Otacílio Costa Anterior

Serviço de troca das lâmpadas de sódio por LED seguem em ritmo acelerado em Otacílio Costa

Com a chegada do inverno, Saúde reforça a importância da vacinação contra a gripe em Santa Catarina Próximo

Com a chegada do inverno, Saúde reforça a importância da vacinação contra a gripe em Santa Catarina

Deixe seu comentário