Otacílio Costa elege novos conselheiros municipais de políticas culturais |

Otacílio Costa terá estação automática de monitoramento do ar até o fim de outubro
Operação oficial do equipamento deve começar em janeiro de 2026
Otacílio Costa está prestes a entrar para o seleto grupo de municípios catarinenses que contam com tecnologia de ponta para avaliar a qualidade do ar. Até o fim de outubro deste ano, a cidade terá concluída a instalação de uma estação automática de monitoramento atmosférico, que será a quinta em funcionamento no estado de Santa Catarina. O anúncio foi feito na manhã de terça-feira, 12 de agosto, durante visita técnica ao terreno onde a estrutura será instalada, no bairro Poço Rico, próximo ao Hospital Santa Clara e ao Arboreto Municipal.
Participaram da vistoria representantes do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (Ima), da Klabin, da empresa Aires Serviços Ambientais — responsável pela execução da obra — e da Prefeitura de Otacílio Costa, por meio da Defesa Civil municipal. Segundo Raphael Cruz, especialista em Meio Ambiente da Aires, a obra será entregue até o fim de outubro. Em seguida, o equipamento passará por um período de testes entre novembro e dezembro, entrando em operação definitiva a partir de janeiro de 2026. “Com a estação, o Ima poderá verificar com precisão a qualidade do ar de Otacílio Costa e avaliar como isso impacta a vida da população. É um recurso que trará dados valiosos para a gestão ambiental e para a saúde pública”, afirmou Cruz.
*Parceria Ima, Klabin e Prefeitura de Otacílio Costa*
O projeto é fruto de uma parceria tripla: a Klabin adquiriu o equipamento; o Ima ficará responsável pela operação e análise dos dados; e a Prefeitura cedeu o terreno, além de fornecer infraestrutura de energia, internet e segurança.
De acordo com Fábio Castagna da Silva, gerente de Resíduos e Qualidade Ambiental do Ima, o monitoramento é fundamental para a prevenção de problemas de saúde e ambientais.
“O ar pode conter poluentes em concentrações prejudiciais à saúde humana. Com esse equipamento, será possível adotar ações para reduzir as emissões e melhorar a qualidade ambiental. É um avanço importante para a cidade”, destacou.
*Município também receberá uma estação hidrométrica e uma estação meteorológica*
Além da estação de monitoramento do ar, Otacílio Costa também receberá, ainda este ano, outros dois equipamentos, através de uma parceria com a Defesa Civil do Estado: uma estação hidrométrica, que acompanhará em tempo real o nível e vazão do Rio Canoas, bem como a precipitação e outros parâmetros hidrológicos; e uma estação meteorológica completa, capaz de registrar dados como temperatura, umidade, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, radiação solar, entre outros.
Para o coordenador municipal da Defesa Civil, Luiz Fernando Ramos de Souza, o Guaxe, a ampliação da rede de monitoramento é um passo decisivo para a segurança da população. “Com essas três estações, teremos cobertura total para eventos climáticos inesperados. A Defesa Civil estará amplamente suprida de dados hidrológicos, meteorológicos e da qualidade do ar, o que permitirá respostas mais rápidas e eficientes”, concluiu.
Deixe seu comentário