Imagem principal

Otacílio Costa terá estação automática de monitoramento do ar até o fim de outubro

Operação oficial do equipamento deve começar em janeiro de 2026

Otacílio Costa está prestes a entrar para o seleto grupo de municípios catarinenses que contam com tecnologia de ponta para avaliar a qualidade do ar. Até o fim de outubro deste ano, a cidade terá concluída a instalação de uma estação automática de monitoramento atmosférico, que será a quinta em funcionamento no estado de Santa Catarina. O anúncio foi feito na manhã de terça-feira, 12 de agosto, durante visita técnica ao terreno onde a estrutura será instalada, no bairro Poço Rico, próximo ao Hospital Santa Clara e ao Arboreto Municipal.

 

Participaram da vistoria representantes do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (Ima), da Klabin, da empresa Aires Serviços Ambientais — responsável pela execução da obra — e da Prefeitura de Otacílio Costa, por meio da Defesa Civil municipal. Segundo Raphael Cruz, especialista em Meio Ambiente da Aires, a obra será entregue até o fim de outubro. Em seguida, o equipamento passará por um período de testes entre novembro e dezembro, entrando em operação definitiva a partir de janeiro de 2026. “Com a estação, o Ima poderá verificar com precisão a qualidade do ar de Otacílio Costa e avaliar como isso impacta a vida da população. É um recurso que trará dados valiosos para a gestão ambiental e para a saúde pública”, afirmou Cruz.

 

*Parceria Ima, Klabin e Prefeitura de Otacílio Costa*


O projeto é fruto de uma parceria tripla: a Klabin adquiriu o equipamento; o Ima ficará responsável pela operação e análise dos dados; e a Prefeitura cedeu o terreno, além de fornecer infraestrutura de energia, internet e segurança.

 

De acordo com Fábio Castagna da Silva, gerente de Resíduos e Qualidade Ambiental do Ima, o monitoramento é fundamental para a prevenção de problemas de saúde e ambientais.

“O ar pode conter poluentes em concentrações prejudiciais à saúde humana. Com esse equipamento, será possível adotar ações para reduzir as emissões e melhorar a qualidade ambiental. É um avanço importante para a cidade”, destacou.

 

*Município também receberá uma estação hidrométrica e uma estação meteorológica*


Além da estação de monitoramento do ar, Otacílio Costa também receberá, ainda este ano, outros dois equipamentos, através de uma parceria com a Defesa Civil do Estado: uma estação hidrométrica, que acompanhará em tempo real o nível e vazão do Rio Canoas, bem como a precipitação e outros parâmetros hidrológicos; e uma estação meteorológica completa, capaz de registrar dados como temperatura, umidade, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, radiação solar, entre outros.

 

Para o coordenador municipal da Defesa Civil, Luiz Fernando Ramos de Souza, o Guaxe, a ampliação da rede de monitoramento é um passo decisivo para a segurança da população. “Com essas três estações, teremos cobertura total para eventos climáticos inesperados. A Defesa Civil estará amplamente suprida de dados hidrológicos, meteorológicos e da qualidade do ar, o que permitirá respostas mais rápidas e eficientes”, concluiu.

Hospital Santa Clara elege nova diretoria após quatro anos de intervenção Anterior

Hospital Santa Clara elege nova diretoria após quatro anos de intervenção

Otacilienses participam do Conexão CNM em Blumenau Próximo

Otacilienses participam do Conexão CNM em Blumenau

Deixe seu comentário