Imagem principal

Novo abrigo vai garantir melhor atendimento a crianças e adolescentes em Bocaina do Sul

O município de Bocaina do Sul, que integra a área de abrangência da Vara da Infância e Juventude da comarca de Lages, passa, agora, a contar com um novo abrigo para o atendimento de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar. O local já é considerado referência na Serra catarinense por atender orientações técnicas para este tipo de serviço, e com o programa de apadrinhamento afetivo, lançado na mesma oportunidade da inauguração do espaço de acolhimento institucional, na semana passada.

 

O acolhimento institucional de crianças e adolescentes é uma medida de proteção especial de alta complexidade, tem caráter provisório e excepcional, e é utilizado como forma de transição para posterior colocação em famílias extensa, substitutas ou reinserção familiar. As crianças e adolescentes são encaminhadas aos abrigos em situações de grave risco à sua integridade física e psicológica. Neste caso, o acolhimento deve ser ofertado seguindo as medidas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e as orientações técnicas do Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes.

 

Com capacidade estrutural para receber até 10 pessoas, o abrigo Novo Aconchego garante a individualidade no atendimento e é dividido em espaços infantil e para adolescentes. Semelhante a uma residência, oferece, de acordo com a secretaria Municipal de Assistência Social, ambiente acolhedor e melhores condições institucionais para o atendimento feito pela coordenação, psicólogo, assistente social e monitores.

 

Pela primeira vez, o programa de apadrinhamento foi instituído no Município e apresentado à comunidade durante o evento de inauguração. A equipe explicou sobre as modalidades de apadrinhamento, que são o afetivo, provedor e de serviços, os requisitos para participar de cada um deles e as obrigações de quem aceitar o convite para ser um padrinho ou madrinha.

 

A assistente social Ana Lúcia de Souza Guimarães diz que, além de distribuir o material informativo, a ideia é buscar auxílio da igreja e da imprensa para divulgar o apadrinhamento, especialmente o afetivo. “Para esta modalidade podem participar pessoas de Bocaina do Sul e Lages que tenham disponibilidade de tempo para participar do processo de preparação e afetiva para se relacionar e conviver com o afilhado ou afilhada”. O abrigo Novo Aconchego atende crianças e adolescentes de Bocaina do Sul, Painel, São José do Cerrito, Ponte Alta, Ponte Alta do Norte, São Cristóvão do Sul e Bom Jardim da Serra.

 

Secretária Carmen Zanotto participa do II Seminário Regional sobre Autismo na Serra Catarinense Anterior

Secretária Carmen Zanotto participa do II Seminário Regional sobre Autismo na Serra Catarinense

Curso sobre adoção é iniciado nesta semana por 11 casais pretendentes na comarca de Lages Próximo

Curso sobre adoção é iniciado nesta semana por 11 casais pretendentes na comarca de Lages

Deixe seu comentário