
Klabin vence o Prêmio Expressão de Ecologia com projeto de recuperação de áreas degradadas no Planalto Catarinense
Premiação foi conquistada com o projeto de pesquisa junto a UDESC sobre Resíduo Florestal como uma técnica de nucleação na recuperação de áreas
A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, conquistou o Troféu Onda Verde, do Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Recuperação de áreas degradadas. A entrega do reconhecimento aconteceu no último sábado, 27 de setembro, no Jurerê Beach Village, em Florianópolis.
A conquista deu-se por meio do projeto Resíduo Florestal como uma técnica de nucleação na recuperação de áreas, trabalho realizado em áreas degradadas pela exploração mineral de cascalho em Otacílio Costa (SC). A iniciativa, realizada em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), contemplou a restauração florestal em dois ambientes, recolonizando duas áreas do planalto catarinense.
“É uma honra estarmos novamente presentes entre os vencedores do Prêmio e sermos reconhecidos pelo trabalho realizado em áreas degradadas. O resultado reforça o nosso compromisso com as questões ambientais, além de prezar nossas parcerias com o meio acadêmico para desenvolvimento de pesquisas científicas com o objetivo de manter o bom manejo florestal e o desenvolvimento sustentável da região”, afirma Mireli Pitz, coordenadora de Responsabilidade Ambiental e Social da Klabin. Ao todo, foram registrados mais de 10 mil indivíduos pertencentes a 84 espécies, demonstrando o potencial de recuperação do Bioma Mata Atlântica.
Esta é a 21ª conquista da Klabin nas 31 edições do prêmio que, em 2025, reconheceu 33 projetos de 27 organizações. O Prêmio Expressão de Ecologia é certificado pelo Ministério do Meio Ambiente e reconhece empresas que fazem a diferença na preservação do meio ambiente, destacando-se pela inovação e impacto em sustentabilidade.
Sobre a Klabin
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,5 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.
A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. Em Santa Catarina, a área florestal da Companhia compreende o total de 214.901 hectares, sendo 48% áreas conservadas.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Global e de Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.
Assessoria de Imprensa – Klabin
In Press Porter Novelli
Gustavo Criscuolo – gustavo.criscuolo@inpresspni.com.br
Sonia Xavier –
Deixe seu comentário