Sicredi Cooperação convoca Assembleias para definir os rumos Estratégicos de 2026 |
Defesa Civil de Santa Catarina e EPAGRI/CIRAM para esta quinta-feira, dia 12
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram colaboram nesta Nota Hidrometeorológica para informar as condições esperadas para os dias 12 a 15 de outubro de 2023
Nesta quinta-feira (12), uma frente fria mantém o tempo instável em todo o estado. A chuva que atinge Santa Catarina desde a tarde/noite de quarta-feira (11) persiste nas próximas horas, de forma abrangente, em todas as regiões. Os acumulados de precipitação variam de 30 a 50 mm em média nas regiões do Grande Oeste (divisa com o Paraná), Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, com pontuais maiores. No Grande Oeste (divisa com o Rio Grande do Sul), Planalto Sul e Litoral Sul, os volumes acumulados variam de 20 a 40 mm. A partir do meio da tarde, a chuva enfraquece, permanecendo com menor intensidade e especialmente no Planalto Norte e Litoral Norte.
Na sexta-feira (13) e final de semana (14 e 15), a frente fria se afasta de Santa Catarina, mas ainda ocorre chuva com fraca intensidade. Não há previsão de chuva volumosa.
SITUAÇÃO E PREVISÃO HIDROLÓGICA
As chuvas ocorridas durante a noite da quarta (11) e madrugada de quinta-feira (12), fizeram com que os níveis dos rios catarinenses voltassem a subir, atingindo níveis de emergência, nas Bacias Hidrográficas do Rio Itajaí, Rio Negro, Rio Timbó, Rio Canoas e Rio Canoinhas. No decorrer da quinta (12) diversos pontos devem atingir níveis de emergência, como nas bacias hidrográficas das regiões do Vale do Itajaí, Planaltos e Litoral Sul.
Devido a previsão de chuvas intensas e volumosas, o risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e inundações. A seguir, destacamos as principais áreas atingidas neste evento.
Vale do Itajaí: o risco é muito alto para inundações, alagamentos e enxurradas.
Extremo Oeste e Oeste: o risco é alto para ocorrências de alagamentos e enxurradas. Nas regiões de divisa com o Rio Uruguai o risco ainda é alto para inundação gradual, podendo atingir níveis de alerta, devido aos acumulados de chuva na Bacia do Rio Uruguai.
Meio Oeste: o risco é alto para alagamentos, enxurradas e inundações, com destaque para a Bacia do Rio do Peixe, podendo atingir níveis de Alerta no decorrer desta quinta-feira (12).
Planalto Sul: o risco é muito alto para ocorrências de alagamentos, enxurradas e inundações.
Litoral Sul: o risco é alto para inundações graduais. Vale destacar atenção para as áreas de cabeceira, onde os níveis apresentam resposta mais rápida.
Grande Florianópolis: o risco é muito alto para enxurradas e alagamentos devido a resposta rápida dos rios Tijucas e Cubatão.
Planalto Norte: o risco é muito alto para ocorrências de alagamentos, enxurradas e inundações nas bacias da região, onde os níveis dos rios apresentam resposta mais lenta, mas já se encontram em níveis de emergência.
Litoral Norte: o risco é alto para alagamentos e enxurradas.
O mês de outubro normalmente já é mais chuvoso em comparação aos meses de inverno. Como destacado na previsão climática elaborada em consenso entre UFSC, IFSC, EPAGRI/CIRAM, AlertaBlu e Defesa Civil de SC no Fórum Climático Catarinense, neste ano a influência do fenômeno El Niño favorece a ocorrência de chuvas mais frequentes e intensas no estado. São previstos volumes de chuva acima da média, com chuvas intensas intercaladas com períodos de melhoria.
É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.
Fontes:
Defesa Civil de Santa Catarina - CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres)
EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
Contatos:
(48) 3664-7017 - COMAL (Coordenadoria de Monitoramento e Alertas)
(48) 3665-5008/5007 - CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina)
Deixe seu comentário