Imagem principal

Debate sobre empreendedorismo abre ações relativas ao Mês da Mulher na Alesc

Promover o reconhecimento e incentivar a participação feminina no setor econômico catarinense. Esta foi a proposta do Fórum da Mulher Empreendedora, que aconteceu na noite desta sexta-feira (1º) na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Cocal do Sul e reuniu profissionais das áreas de empreendedorismo, redes sociais, educação financeira, marketing, gestão de pessoas, entre outros temas.

O evento integra um ciclo de debates promovidos pela Comissão de Finanças e Tributação da Alesc, em parceria com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sob a realização é da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

O Fórum faz parte da programação do Mês da Mulher na Assembleia Legislativa. Ainda no mês de março, outros cinco municípios sediarão o evento: Monte Carlo (7), Concórdia (8), Santo Amaro da Imperatriz (14), São Miguel do Oeste (21) e Pomerode (sem data definida).

Na abertura, o presidente da comissão de Finanças e proponente do Fórum, deputado Marcos Vieira (PSDB), destacou a importância da iniciativa. “Nós já fizemos eventos destes nos municípios de Ponte Serrada e Taió, que deram certo. Por isso, estamos fazendo uma nova série agora, no mês de março. Precisamos privilegiar as mulheres. Elas também são empreendedoras e precisamos mostrar para a sociedade catarinense o quanto são competentes e o que sabem fazer. Não tenho dúvida de que apoiar a mulher empreendedora é realmente uma grande inciativa da Assembleia Legislativa.”

A ex-vereadora de Cocal do Sul e suplente de deputada estadual, Giovana Galato (PSDB), agradeceu a iniciativa da Alesc em levar o evento à região carbonífera. Ela destacou que, além uma oportunidade para capacitar as mulheres que já empreendem, o Fórum é uma oportunidade para “motivar, incentivar e encorajar, as que buscam realizar os seus sonhos”.

Na visão da reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Bisognin Ceretta, um passo ainda a ser dado é um maior incentivo do poder público às mulheres empresárias. " Carecemos de políticas que fomentem, que apoiem o empreendedorismo feminino, em todas as áreas do conhecimento, e avalio que momentos como esses nos ajudam a pensar sobre o empreendedorismo feminino, o lugar que a mulher ocupa na produção da economia e no desenvolvimento social do nosso estado, e com isso propor políticas que venham ser mais abrangentes nessa área."

Participação crescente no mercado
A abertura contou com o painel “Sou Mulher, Empreendedora e Muito Mais”, ministrada pela empresária e consultora do Sebrae, Deborah Caroline Weege Bastos. Em sua fala, Deborah falou sobre a crescente participação das mulheres no setor de negócios em todo o país, apresentando também algumas soluções que o Sebrae desenvolve para o segmento.

Segundo disse, atualmente cerca de 35% do setor, em âmbito nacional, é dominado pelas mulheres, com Santa Catarina contando com aproximadamente 400 mil empresárias registradas. “Então a gente tem um número crescente, e cada vez mais as mulheres têm empreendido, não só por necessidade, mas também pela busca da sua realização, de fazer algo que tenha um propósito e faça sentido na sua vida”, disse.

O Fórum contou ainda com a apresentação de gestões exitosas no ramo empresarial, como a de Andreza Locatelli, que falou da experiência como fundadora de uma empresa de consultoria em gestão de pessoas.

Criada em 2019, em Cocal do Sul, a empresa não só se firmou no mercado, como atingiu um ritmo de crescimento muito acima do que a própria Andreza esperava. “Inicialmente começamos trabalhando somente em Cocal do Sul, mas conseguimos atingir mais espaços e hoje estamos atendendo mais de 40 empresas em todo o estado.”

A empresária acredita que a experiência pode servir como incentivo para outras mulheres que estejam pensando em abrir seus próprios negócios.


MEC divulga resultado da segunda chamada do Prouni Anterior

MEC divulga resultado da segunda chamada do Prouni

Governo de SC restabelece equilíbrio fiscal com controle da folha e redução de gastos Próximo

Governo de SC restabelece equilíbrio fiscal com controle da folha e redução de gastos

Deixe seu comentário