Imagem principal

Correia Pinto recebe a 37ª edição do Programa Klabin Transforma - Caiubi

Encontro promoveu palestras sobre a importância do cuidado com o meio ambiente

Santa Catarina, 18 de novembro de 2024 – A Klabin promoveu, nos dias 30 e 31 de outubro, a 37ª Edição do Programa Klabin Transforma - Caiubi. O encontro foi realizado na Unidade Correia Pinto e contou com a participação de professores de Correia Pinto, Otacílio Costa e Ponte Alta.
 

Entre as atividades, ocorreram palestras e dinâmicas sobre sustentabilidade, responsabilidade e consciência ambiental. Além disso, profissionais da Klabin mediaram debates e conversas, e os inscritos do evento tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre o Manejo Florestal da Klabin, bem como, as unidades da Companhia no estado. Correia Pinto é a sede oficial do Programa Klabin Transforma - Caiubi em Santa Catarina, que conta com o auditório Caiubi, uma sala criada especificamente para realização dos encontros que incluem visitação à Trilha Araucária, uma área de conservação da Klabin.
 

A primeira palestra abordou as plantações florestais sustentáveis, tema prioritário para a Klabin, que respeitam e prezam pelo manejo adequado aliado aos benefícios econômicos e bem-estar da sociedade. Também foi apresentado o Programa Klabin Transforma - Matas Legais, projeto da Companhia em parceria com a Apremavi para desenvolver ações de conservação, educação ambiental e fomento florestal, visando a preservação e a recuperação dos remanescentes florestais nativos, tendo como base o planejamento de propriedades.
 

Ainda foram abordados os programas que a Klabin é parceira como o Penso, Logo Destino, do Instituto do Meio Ambiente - IMA, com o objetivo de conscientizar o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, e o Klabin Transforma - Protetores Ambientais, desenvolvido em parceria com a Polícia Militar e que capacita jovens para atuarem como multiplicares em educação ambiental. Em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, ocorreu uma palestra explicando sobre a importância do Ensino sobre Solos na Educação. A Sumatra, parceira da Klabin, trouxe, ainda, conhecimentos sobre o monitoramento da biodiversidade e uma dinâmica proporcionou a descoberta da fauna catarinense.
 

Presente em Santa Catarina desde 2007, o Programa Klabin Transforma - Caiubi tem o propósito de capacitar educadores de escolas públicas e privadas em educação ambiental, e de incentivá-los a disseminar conhecimento em toda a comunidade. O programa já alcançou 707 escolas, 1.763 professores, e em cerca de 245 mil estudantes nas etapas realizadas no estado.
 

“Nós também buscamos, nos encontros, alinhar os temas à Política de Sustentabilidade da Klabin e aos KODS - Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável, ligados à agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Assim, educadores e alunos entendem como esses objetivos podem ser aplicados no seu dia a dia. Temas como sustentabilidade, plantio de árvores nativas e reconhecimento de animais silvestres podem ser trabalhados e proporcionar a curiosidade em conhecer mais as florestas da região”, conta o gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente Corporativo da Klabin, Júlio Nogueira.
 

O Programa Klabin Transforma - Caiubi conta com um portal com diversas informações sobre educação ambiental, e sobre as edições realizadas do Programa em todos os estados de atuação da Klabin. Acesse em: www.caiubi.klabin.com.br.
 

Sobre a Klabin

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,6 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Somente em Santa Catarina, gera mais de 6.800 empregos (diretos e indiretos). A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas de diferentes idades, entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia em Santa Catarina compreende o total de 123 mil hectares, sendo 67 mil hectares de mata nativa. A empresa também mantém no Estado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual – RPPNE, o Complexo Serra da Farofa, uma área destinada exclusivamente à conservação da biodiversidade, estudos e pesquisas. A região abriga nascentes importantes como as que compõem os Rios Canoas e Caveiras, além de espécies de animais ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da Klabin está orientada para o Desenvolvimento Sustentável e, em Santa Catarina, a Companhia desenvolve programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, “Matas Legais”, “Klabin Caiubi”, “Protetores Ambientais” e “Programa de Certificação de Fornecedores de Madeira”.

A empresa também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.


Deputado Marcius Machado convoca Audiência Pública sobre obra da SC-370 Anterior

Deputado Marcius Machado convoca Audiência Pública sobre obra da SC-370

Presidente avalia Alesc Itinerante na Serra: foco em propostas de interesse da região Próximo

Presidente avalia Alesc Itinerante na Serra: foco em propostas de interesse da região

Deixe seu comentário