Sicredi Cooperação convoca Assembleias para definir os rumos Estratégicos de 2026 |
Comarca de Otacílio Costa quer estimular o diálogo para resolução de conflitos
Em 2023, a comarca de Otacílio Costa, na Serra Catarinense, incentivará os cidadãos que pretendem resolver algum conflito na Justiça a optarem por maneiras mais amigáveis, por meio do diálogo, como na conciliação e mediação. Com esses métodos, as próprias partes envolvidas chegam a um acordo de forma autônoma e harmônica, com a ajuda de uma pessoa neutra, responsável por facilitar a conversa.
Uma prática rápida, barata, eficaz e pacífica que está sendo designada nos processos ajuizados na unidade e já realizada com êxito em ações de família. “Será estimulada a conciliação e mediação, com nomeação de conciliadoras e mediadoras devidamente credenciadas, nos feitos cíveis, de família e do Juizado Especial Cível, propiciando às partes a solução consensual dos conflitos”, destaca a juíza Helena Vonsovicz Zeglin.
A magistrada explica que a audiência de conciliação é menos formal. Basicamente, se divide em quatro momentos: a apresentação dos envolvidos, os esclarecimentos sobre o conflito, a criação de opções para resolução e o acordo, que será homologado posteriormente pelo juiz.
Além das vantagens elencadas, outro ponto positivo é que a solução costuma ser considerada mais justa, uma vez que foi construída pelas próprias partes. Entendimento que vem sendo ampliado entre os advogados. Antes, os profissionais previamente diziam não ter interesse na conciliação ou mediação, e, agora, já passam a requerer que a audiência de conciliação ou mediação seja designada no feito.
Deixe seu comentário