logo RCN
Imagem principal

Com a presença do governador, IMA celebra 50 anos de atuação em SC e homenageia servidores

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) comemorou, nesta quarta-feira, 30, meio século de atuação dedicada à promoção da sustentabilidade e à preservação da biodiversidade no Estado. A cerimônia comemorativa foi realizada na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, e contou com a presença do governador Jorginho Mello, da vice-governadora Marilisa Boehm, além de outras autoridades, servidores, colaboradores e representantes de instituições parceiras que, ao longo dos anos, ajudaram a consolidar uma política ambiental comprometida com um futuro sustentável para Santa Catarina.

O governador Jorginho Mello recebeu uma homenagem pelo apoio institucional determinante para o fortalecimento das ações desenvolvidas pela atual gestão do IMA. “Queremos um Instituto com os instrumentos necessários, preparado e com servidores valorizados para que possa continuar contribuindo para o desenvolvimento do nosso estado”, comentou o governador. Ele aproveitou a oportunidade para falar sobre novos projetos para fortalecimento da política ambiental, como a implantação de uma sede própria para o órgão e o encaminhamento de projeto de lei que dá suporte jurídico para servidores que se manifestem tecnicamente em temas posteriormente judicializados.

Foto: Leo Munhoz /SECOM
Foto: Leo Munhoz /SECOM

O evento marcou os 50 anos de história do órgão, considerado uma referência na gestão ambiental estadual, desde sua criação como Fundação de Amparo à Tecnologia e ao Meio Ambiente (FATMA), em 1975, até sua transformação em autarquia, em 2017. Com sede em Florianópolis, 16 coordenadorias regionais e gestão de 10 Unidades de Conservação de Proteção Integral, o IMA destaca-se pela aplicação de tecnologias inovadoras em licenciamento ambiental, fiscalização, monitoramento e conservação de áreas protegidas.

:: Confira o material especial referente aos 50 anos do órgão ambiental catarinense

A presidente do IMA, Sheila Meirelles, ressaltou os avanços alcançados nos últimos anos. “Demos passos importantes na direção de um novo rumo, mais transparente e eficiente. Isso se deve a todos que trabalham ou trabalharam no IMA. Sem tudo que foi feito nos últimos 49 anos, não estaríamos aqui hoje,  comemorando 50. Por isso quero agradecer sinceramente a todos os servidores, ex-presidentes e demais parceiros que ajudaram a construir essa história”, afirmou Sheila. 

Entre os pontos altos da celebração, destaque para o lançamento do novo vídeo institucional do IMA, além da entrega de sete veículos que passam a integrar a frota destinada aos serviços e demandas de Unidades de Conservação Estaduais e outros setores do IMA. Com investimento de R$ 1,7 milhão em recursos estaduais, o objetivo é proporcionar mais conforto, segurança e melhores condições de trabalho às equipes que realizam vistorias e fiscalizações ambientais.

Homenagens aos servidores

Foto: Leo Munhoz /SECOM
Foto: Leo Munhoz /SECOM

A cerimônia também foi marcada por homenagens a servidores com trajetória significativa na instituição. Funcionários com décadas de dedicação receberam placas comemorativas entregues por diretores do Instituto. Os homenageados são servidores efetivos e colaboradores: Ivone Cunha; Ivan Roberto Martins, Rute Goes do Nascimento; Walmor Batista Jeronimo Junior; Sílvio Santos; Ester Warken Bahia Lopes; Carlos Eduardo Rocha; Marlon Daniel da Silva; Ana Verônica Cimardi; Shigueko Terezinha Ishiy e Maria Madalena Silveira da Silva.

Para a servidora Ivone Cunha, técnica em atividades administrativas que, há 47 anos, trabalha no gabinete da presidência, fazer parte da história da FATMA, hoje IMA, é um verdadeiro orgulho. 

“No começo, tudo era apenas estudos e pesquisas, o órgão existia quase que só como uma nomenclatura. Com o tempo, fomos construindo juntos o que o IMA é hoje. Tenho muitas lembranças marcantes, mas uma delas ocupa um lugar especial: o lançamento e regulamentação da Lei Ambiental estadual, na década de 1980. Aquele momento foi um divisor de águas. A partir dali, tudo passou a ser tratado com mais seriedade e compromisso. Ao longo dessas cinco décadas, o IMA teve um papel essencial na preservação da natureza. O licenciamento ambiental, por exemplo, foi essencial para conter o avanço desordenado sobre os recursos naturais”, destaca Ivone.

Foto: Leo Munhoz /SECOM
Foto: Leo Munhoz /SECOM

Ex-presidentes, que deixaram uma marca significativa na história da instituição e estiveram presentes no evento, receberam homenagens especiais. O secretário de Meio Ambiente e da Economia Verde, Emerson Stein, e a vice-governadora, Marilisa Boehm, também foram agraciados com placas comemorativas em reconhecimento à contribuição com as atividades do Instituto.

O prefeito de Florianópolis e presidente da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam), Topázio Neto, foi outra autoridade a ressaltar a importância do trabalho sério desenvolvido. “O IMA sempre esteve ao lado dos municípios, com responsabilidade técnica, dedicação e esforço de seus servidores”, disse.

A cerimônia representou um marco simbólico na celebração dos 50 anos do IMA, reafirmando o compromisso do Instituto com a proteção ambiental, a inovação na gestão pública e o desenvolvimento sustentável em Santa Catarina.


SC consegue suspender tramitação de processos que questionam Código do Meio Ambiente Anterior

SC consegue suspender tramitação de processos que questionam Código do Meio Ambiente

Klabin lidera ranking de inovação no Sul do país Próximo

Klabin lidera ranking de inovação no Sul do país

Deixe seu comentário