Imagem principal

Com a chegada do inverno, Saúde reforça a importância da vacinação contra a gripe em Santa Catarina

Até o momento, foram aplicadas 1,6 milhão de doses no estado. A vacina contra influenza é recomendada para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade

com a chegada do inverno nesta quinta-feira (20), o Ministério da Saúde enfatiza a importância da vacinação contra a gripe para proteger a população de Santa Catarina. Com o início da estação, as temperaturas começam a baixar, período em que doenças respiratórias como a gripe ganham força. Em maio, a pasta recomendou a vacinação contra influenza para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. A campanha foi antecipada devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país. Até o momento, foram aplicadas 1,6 milhão de doses no estado. No ano passado, 53,51% do público-alvo foi vacinado.

O ministério enfatiza a necessidade de que todas as pessoas se imunizem. Especialmente, as consideradas do público-alvo para a vacina. Entre elas estão: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; idosos com 60 anos ou mais; e pessoas em situação de rua. Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. 

A campanha de vacinação contra a gripe em 2024 começou mais cedo nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com as vacinas sendo distribuídas para as Unidades Federadas e seus respectivos municípios logo no início de março, focada em grupos prioritários. Vale lembrar que a Região Norte do país iniciou a vacinação contra a gripe em novembro do ano passado, tornando-se pioneira nessa antecipação. Por esse motivo, ela não está incluída nesta etapa da campanha. 

Por que devo me vacinar? 

A vacinação contra a gripe é a melhor forma para garantir proteção contra a doença. O imunizante age para estimular a produção de anticorpos contra o vírus da Influenza. Quem se imunizou em 2023 ou nos anos anteriores também deve receber a vacina atualizada. As vacinas são comprovadamente eficazes e protegem contra as cepas atualizadas, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS). 


Prioridades para construção do Plano Municipal de Cultura foram definidas pela comunidade otaciliense Anterior

Prioridades para construção do Plano Municipal de Cultura foram definidas pela comunidade otaciliense

Leilão de bens da Epagri: lotes abrem para lances dia 21 de junho Próximo

Leilão de bens da Epagri: lotes abrem para lances dia 21 de junho

Deixe seu comentário