Cemitério Municipal passou por vistoria dos agentes de combate a endemias
Como parte das medidas preventivas à dengue, equipes do Programa da Dengue de Otacílio Costa realizaram, na quinta-feira, 17, ações nos cemitérios do município. Os agentes de combate a endemias retiraram as embalagens plásticas dos vasos de flores e também verificaram locais que poderiam servir de criadouros do Aedes Aegypti.
De acordo com a Secretária de Saúde, Daniela Poleza Lemos Bianchini, as ações de combate estão intensificadas em todo o município. “Todos os dias as agentes de combate a endemias percorrem os bairros de Otacílio Costa para realizar vistorias visando o controle do mosquito da Dengue. O trabalho é permanente e de extrema importância”, comentou a secretária.
Conforme ela, a parceria com a população é importante. “Assim como em outras frentes de trabalho, a parceria com a população é fundamental para o sucesso das ações. Por meio desse esforço, a Secretaria Municipal de Saúde consegue manter sob vigilância doenças como a dengue, zika e chikungunya”, disse.
Sobre a doença em SC
Desde o início do ano até agora, já foram notificados mais de 134 mil casos suspeitos de dengue em Santa Catarina. Desse total, 83.030 foram confirmados. O ano de 2022 é também o que possui o maior registro de mortes pela doença. Já são 90 óbitos confirmados. O estado tem 77 municípios em situação de epidemia para dengue, ou seja, a taxa de incidência da doença nesses locais ultrapassa 300 casos por cem mil habitantes.
A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti que, em 2022, já foi identificado em 233 municípios catarinenses, sendo que destes, 134 são considerados infestados pelo mosquito. Além disso, já foram identificados 60.036 focos de Aedes Aegypti até o momento em Santa Catarina. (fonte Dive)
Prevenção
- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha lixeiras tampadas;
- Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
- Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água.
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
- Mantenha ralos fechados e desentupidos;
- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;
- Retire a água acumulada em lajes;
- Limpe as calhas, evitando que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água;
- Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada.

Deixe seu comentário