Imagem principal

Atração de investimentos e transparência das finanças do Estado são destaques no Summit Cidades 2023

Diretores da Secretaria da Fazenda compartilharam experiências no último dia do evento, no Centrosul, na Capital

As boas práticas de Santa Catarina na transparência da gestão financeira e na atração de investimentos foram compartilhadas por diretores da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) no último dia do Summit Cidades 2023, em painéis apresentados nesta quarta-feira (28), no Centrosul, em Florianópolis.

A auditora de finanças Graziela Luiza Meincheim, responsável pela Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais (DCIF/SEF), liderou o painel “Balanço Cidadão – Formando Cidadãos Mais Participativos da Gestão Pública”. Ela demonstrou à plateia os principais atrativos do balanço, uma cartilha que explica com ilustrações e exemplos práticos como os recursos estaduais foram aplicados pelo Governo. Ao fim do painel, a diretora esclareceu dúvidas sobre os trabalhos relacionados ao balanço e recebeu cumprimentos pelo caráter inovador da publicação.

“Foi uma troca extremamente importante. Estiveram presentes servidores municipais, que se inspiraram nesta publicação do Governo do Estado, e vão compartilhar estas experiências nos seus municípios. Também tivemos a presença de cidadãos extremamente participativos e interessados em contribuir com a melhoria da gestão pública”, avaliou a diretora.

Responsável pela atração de investimentos para o Estado, o auditor fiscal e diretor de Desestatização e Parcerias (DIDE/SEF), Renato Lacerda, integrou o painel “Smart Cities e Atração de Investimentos para a Região”. Durante os debates, Lacerda falou sobre a missão de captar e promover novos investimentos em SC. Entre outros tópicos, ele esclareceu sobre o aproveitamento dos incentivos fiscais como uma política de atração.

“Tivemos um painel muito proveitoso sobre atração de investimentos. Falamos um pouco sobre as nossas práticas e explicamos que o processo de atração de investimentos não é simples. Existe uma metodologia, uma ciência e um profissionalismo nas ações. Assim, conseguimos construir uma Santa Catarina cada vez mais forte, com uma economia diversificada, priorizando nossas vantagens, características, respeitando a competição saudável entre os municípios”, analisou.

Promovido pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) e outras instituições, o Summit Cidades abordou temas como Desenvolvimento Econômico, Educação, Inclusão Social, Mobilidade Urbana, Turismo, Saneamento e Internacionalização de Cidades.


CBMSC orienta: nunca jogue água em óleo quente Anterior

CBMSC orienta: nunca jogue água em óleo quente

Maricultura e pesca: Epagri apresenta casos de sucesso na ExpoMAR, dias 29 e 30 de junho Próximo

Maricultura e pesca: Epagri apresenta casos de sucesso na ExpoMAR, dias 29 e 30 de junho

Deixe seu comentário