Imagem principal

Aprovado o Projeto de Lei de Carmen Zanotto que confere ao município de São José do Cerrito o título de Capital Nacional das Casas Subterrâneas.

O Projeto de lei de (PL 1.487/22) de autoria da deputada federal Carmen Zanotto e atual Secretária de Estado da Saúde, que confere ao município de São José do Cerrito o título de Capital Nacional das Casas Subterrâneas foi aprovado na Câmara Federal.

A cidade recebe o título devido a existência de sítios arqueológicos, chamadas de casas subterrâneas, construídas pelos índios Jê Meridionais. Um reconhecimento da diversidade cultural e ética, e a relevância em manter viva a memória dos povos indígenas.

“O título nacional destaca a valorização da história dos povos indígenas e também é uma forma de impulsionar o turismo e o desenvolvimento socioeconômico da região”, disse a deputada Carmen Zanotto.

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) realizou o estudo que comprovou a importância histórica da localidade.

“A proposta do projeto de lei traduz a vontade dos cerritenses em eternizar o município com esses monumentos históricos e arqueológicos. Sendo assim, irá alavancar a atividade turística na Serra Catarinense”, explica o prefeito José Dirceu da Silva.

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina concedeu o título estadual ao município, sendo que o Governo do Estado sancionou a Lei nº 18.202, de 13 de setembro de 2021.


Em busca do acesso, Inter de Lages se reapresenta após classificação Anterior

Em busca do acesso, Inter de Lages se reapresenta após classificação

Comarca de Correia Pinto libera mais de R$ 122 mil para projetos de 5 entidades locais Próximo

Comarca de Correia Pinto libera mais de R$ 122 mil para projetos de 5 entidades locais

Deixe seu comentário