Imagem principal

Após sequência de queda, eleitorado jovem volta a crescer em Santa Catarina em eleições municipais

Número de eleitores com 16 e 17 anos já teve aumento de 50% em relação ao último pleito municipal e deve crescer até o fechamento do cadastro

Ainda que não sejam obrigados a participar das eleições, o número de jovens catarinenses que possuem 16 e 17 anos e já fizeram o seu título eleitoral voltou a crescer em 2024, em relação a 2020.

De acordo com os dados compilados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no mês de fevereiro, Santa Catarina possui 33.872 eleitores nessa faixa etária, um aumento de 50,8% em relação aos jovens que estavam aptos a votar na última eleição municipal.

Esse aumento representa uma interrupção na sequência de queda que era observada, desde 2012, nas eleições para prefeitos e vereadores. A mesma tendência pode ser observada em relação às eleições gerais, quando são escolhidos presidente, governadores, senadores e deputados. 

A curva de crescimento do eleitorado jovem catarinense acompanha uma tendência nacional. O Brasil possui hoje 1.267.558 eleitores na faixa etária dos 16 e 17 anos, um valor 14,2% maior em comparação ao pleito de 2020.

A expectativa é que esses valores aumentem até o dia 8 de maio — prazo limite para emissão de novos títulos em função do fechamento do cadastro eleitoral.

Campanhas de incentivo buscam a participação de jovens eleitores

Nos últimos anos, a Justiça Eleitoral vem se mobilizando, por meio de ações nas redes sociais e veículos de comunicação, para incentivar a participação e o engajamento do público jovem no processo democrático.

Ainda em 2018, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) lançou a campanha “O Voto é Meu — Meu futuro, minha escolha”. Em 2021, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) veiculou a campanha Bora Votar! em rádios, canais de TV e na internet, que foi regionalizada pelo TRE-SC.

As ações buscaram esclarecer dúvidas sobre o sistema eleitoral e ressaltar a importância de exercer o direito ao voto de maneira informada. Além disso, a Justiça Eleitoral quer despertar o interesse em jovens de 15 anos que, se completarem 16 até a data do pleito, podem se antecipar e fazer seu alistamento eleitoral até o fechamento do cadastro de cada ano. 

Por Vinicius Claudio
Foto: Nicole Menegol
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC


Após sequência de queda, eleitorado jovem volta a crescer em Santa Catarina em eleições municipais Anterior

Após sequência de queda, eleitorado jovem volta a crescer em Santa Catarina em eleições municipais

Estudantes poderão assistir sessão de julgamento da 1ª Câmara Civil do TJ na Uniplac Próximo

Estudantes poderão assistir sessão de julgamento da 1ª Câmara Civil do TJ na Uniplac

Deixe seu comentário