Curso do Sindicato Rural capacita produtores de Palmeira em artesanato com pintura |

Criação de ovelhas ganha espaço no interior de Otacílio Costa
Apaixonado pela vida no campo e pela carne ovina, o produtor rural Iran Adriane do Nascimento encontrou na criação de ovelhas uma forma de unir tradição familiar e geração de renda. Morador da localidade de Casa Vermelha, no interior de Otacílio Costa, ele investe há cinco anos na ovinocultura, atividade que tem se mostrado promissora na região.
A história começou dentro de casa, com a influência do pai, que sempre criou ovelhas para consumo próprio. O gosto pela carne e o incentivo da Associação de Criadores de Ovinos do Município de Palmeira (ACOP) despertaram em Iran o desejo de transformar o costume em negócio. “Comecei para comercialização com a aquisição de 12 fêmeas e um reprodutor puro e registrado da Cabanha São Galvão, do senhor José Volni, de Bom Retiro”, conta.
Apesar dos desafios que a criação exige, principalmente em relação à alimentação e sanidade do rebanho, Iran afirma que a experiência anterior e o acompanhamento técnico facilitam a condução do trabalho. “É uma atividade muito prazerosa. Não tive dificuldades no início, e hoje posso dizer que a criação corresponde às expectativas. É uma boa forma de complementar a renda”, avalia.
Atualmente, Iran mantém 30 matrizes e dois reprodutores da raça Île de France, e está iniciando cruzamentos com a raça Hampshire Down, buscando melhorar a qualidade genética e o rendimento da produção.
A comercialização dos animais é feita tanto para abate, via frigorífico e venda direta, quanto para reprodução, com a oferta de matrizes e reprodutores. Segundo o produtor, a criação de ovelhas é uma atividade acessível, mas que exige atenção e dedicação constante. “São animais dóceis e fáceis de lidar, mas precisam de cuidado, especialmente com a alimentação e a saúde. Temos o suporte do veterinário Guilherme Lemos, da ATG do Senar, que nos dá toda a assistência técnica necessária”, destaca.
Iran Adriane é um exemplo do potencial da ovinocultura como alternativa de renda e valorização da cultura rural em Otacílio Costa. Com planejamento, apoio técnico e dedicação, ele mostra que é possível crescer no campo com responsabilidade e amor pelo que faz.
Deixe seu comentário