Imagem principal

Governador Jorginho Mello participa da posse da nova diretoria da Acafe

O governador Jorginho Mello participou nesta segunda-feira, 20, da posse da nova diretoria da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). A reitora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Márcia Sardá Espíndola, foi empossada presidente e o reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Ricardo de Marco, tomou posse como vice.

“Eu vim aqui para aplaudir, vim aqui para dizer que a Acafe é uma associação importante e teve e terá um papel fundamental na educação superior de Santa Catarina, pela qualidade dos seus quadros, pela articulação que ela pode fazer, e pelo o que ela tem feito no programa Universidade Gratuita. Então, vim aqui para dizer à professora Márcia e ao professor Ricardo que eu sou parceiro, como sempre fui, da Acafe”, afirmou o governador Jorginho Mello.

A reitora Márcia Sardá Espíndola substitui a atual secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta. Também tomaram posse para a gestão 2025/2027, os membros dos conselhos deliberativo e fiscal da instituição.

Foto: Roberto Zacarias /SECOM
Foto: Roberto Zacarias /SECOM

“A Acafe é uma obra de construção coletiva. São muitas mãos que a constroem ao longo do tempo. Ela tem uma história construída no desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina. Sempre muito ao lado das políticas públicas, dentre as quais nós podemos citar, no momento atual, o Programa Universidade Gratuita. E essa construção foi feita junto com esses reitores, sobretudo a reitora Márcia, que agora assume a presidência da Acafe”, disse a secretária de Estado da Educação, Luciane Cerreta.

A cerimônia também contou com o lançamento do livro 50 Anos da Acafe, que narra a trajetória inspiradora da instituição e com a entrega de uma placa comemorativa, como símbolo de gratidão à parceria do Programa Universidade Gratuita ao governador, à secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, e à Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

“A relação com o Governo do Estado é ótima. O governador apresentou o projeto da Universidade Gratuita e, de fato, ele foi implantado e tem sido um programa muito importante de inclusão, mas principalmente da permanência do estudante. Aumentou nas nossas instituições uma média de 25% de estudantes”, ressaltou a nova presidente da Acafe, Márcia Sardá Espíndola.

Foto: Roberto Zacarias /SECOM
Foto: Roberto Zacarias /SECOM

A nova reitora ainda acrescentou a importância da Fapesc, com os editais de fomento à pesuisa nas universidades. “Temos uma ótima relação com a Fapesc, que tem aumentado consideravelmente os editais de fomento para equipar os laboratórios, para bolsas de pesquisa e pós-graduação. Então, de fato, tem sido um Governo extremamente parceiro com as nossas universidades comunitárias”, finalizou.

Acafe

A Acafe nasceu em 2 de maio de 1974, quando as Fundações Educacionais criadas pelos municípios se uniram com atribuições de planejar, articular e coordenar ações integradas entre elas. 

Atualmente, o Sistema Acafe é composto por 14 instituições, presentes em mais de 50 cidades, reunindo mais de 140 mil estudantes matriculados em centenas de cursos de graduação e programas de pós-graduação.


Governador Jorginho Mello participa da posse da nova diretoria da Acafe Anterior

Governador Jorginho Mello participa da posse da nova diretoria da Acafe

CEI Valdecir José Carvalho celebra 10 anos de história e dedicação à educação infantil Próximo

CEI Valdecir José Carvalho celebra 10 anos de história e dedicação à educação infantil

Deixe seu comentário