Fundado a Primeira Academia de Letras Jurídicas da Serra Catarinense em Lages-SC
Foi fundado no dia 27 de Agosto de 2025, a primeira Academia de Letras Jurídicas da Serra Catarinense, em reunião de "Assembleia Geral Extraordinária" realizada no Bairro da Penha em Lages-SC, por Matheus Saó da Silva, Presidente Vitalício da Academia que é o idealizador e Fundador da ALJSC, será também o primeiro Patrono. Membro Efetivo e Grande Mestre Ancião Benemérito, pois auxiliou de forma relevante à criação da ALJSC.
Assentando - se na Cadeira 01, que leva o nome de "Machado de Assis", que foi o primeiro Presidente e Fundador da "Academia Brasileira de Letras", visto que Matheus Saó da Silva é associado da CBL - Câmara Brasileira dos Livros e da Casa do Jornalista de Santa Catarina, além de ser Criador do Site: WWW.COXILHARICA.ORG, aonde tem á Rádio Educativa 24 horas no ar "Coxilha Rica Web" e autor do Livreto: "O Leão Baio da Bahia", obra essa de relevância pública, visto que foi publicado de forma independente pela Editora Saóh e fomentado pela Lei Federal de Incentivo á Cultura (Lei 8313 de 23 de Dezembro de 1991 - Lei Rouanet).
A posse do Presidente Vitalício como primeiro Patrono da Academia, ocorreu no dia 22 de novembro de 2025, dia do aniversário de 259 anos da Cidade de Lages-SC, na Sede da Entidade. A Academia de Letras Jurídicas da Serra Catarinense - ALJSC, é uma associação de direito privado, de fins não econômicos, de caráter perpétuo, e com objetivos culturais e científicos, constituída por brasileiros natos ou naturalizados (Homens e Mulheres), qualquer cidadão da Sociedade Civil (Visto que a Academia de Letras Jurídicas da Serra Catarinense não faz distinção de quem tem ou não Ensino Superior), acadêmicos e bacharéis em direito, de notável saber jurídico e ilibada idoneidade, regendo-se pelos presentes Estatutos e pela legislação pertinente.
A ALJSC tem por finalidade o estudo do Direito em todos os seus ramos e o aperfeiçoamento e difusão das Letras Jurídicas, além de valorizar outros profissionais que contribuem para a história em âmbito universal, funcionando de acordo com as leis e as normas estabelecidas subsidiariamente em seu Regimento Interno.
O quadro associativo da ALJSC é composto por 40 (Quarenta) Membros Efetivos (Acadêmicos) e número ilimitado de Membros Honorários, Grandes Mestres Anciãos Beneméritos, Beneméritos e Correspondentes. Além disso a ALJSC publicará anualmente a Revista da Academia, com artigos dos seus membros, que emprestará o seu intelecto ao sodalício e de artigos até mesmo dos seus leitores, desde que os artigos sejam aprovados pelo Presidente Vitalício.
Os Acadêmicos empossados poderão utilizar seu título em seus escritos, publicações, cartões de visita etc. Para os interessados em fazer parte da Academia de Letras Jurídicas da Serra Catarinense, que aceita membros de todo lugar do Brasil, deverão ser formuladas mediante requerimento dirigido ao Presidente Vitalício, acompanhadas de “curriculum vitae” e de um exemplar de cada obra publicada, devidamente relacionada, com indicação do ano da edição e da editora. Tais informações devem ser enviadas para o e-mail: PRESIDENTE@ALJSC.ORG
Deixe seu comentário