Realidade: Congestionamentos, preocupação diária.
Quem mora aqui em Otacilio Costa, ou pelo menos passa por aqui de vez em quando, com certeza já passou pela experiência: o trânsito desacelera de repente, os carros vão parando em filas e não parece haver qualquer motivo. Entre as principais causas apontadas para o caótico tormento no qual se transformou o trânsito, estão o célere crescimento demográfico da cidade, a multiplicação do número de veículos em decorrência das facilidades de crédito e a falta de atualização de projetos que facilitem a mobilidade urbana. Mas que soluções podemos encontrar para essa causa que esta se tornando um problema em nossa cidade?
Uma solução que já esta sendo estudada é a implantação da área azul em determinados pontos da cidade, mas seria essa, uma solução viável? Resolveria o problema nas principais avenidas, mas e as demais ruas que a partir daí lotariam? Então várias discussões entram em cena referentes à esta questão.
Uma opção é deixar como está, e implementar soluções pontuais, gradualmente. Colocar semáforos, mudar a mão de direção ali, proibir estacionamento nesta ou naquela via - tudo isso pode mitigar os gargalos e permitir uma fluidez melhor dos veículos. É preciso lembrar, entretanto, que medidas localizadas podem existir, e podem não ser suficientes para impedir que o tráfego fique cada vez mais lento e problemático. Por boas que sejam as mudanças isoladas não resolvem a questão fundamental que é o volume crescente de carros para um espaço que, a não ser na hipótese de desapropriações caríssimas, não tem para onde crescer.
A visão de futuro implica, fundamentalmente em itens diretamente relacionados à qualidade de vida da população e, também, reveladores da responsabilidade social dos administradores nesta questão premente, a envolver todos os segmentos da sociedade.
Deixe seu comentário