Jornalismo responsável

O título é sugestivo e nos remete a importância de um jornal impresso para os municípios, sejam eles pequenos ou grandes, mas principalmente aos pequenos. São nessas cidades, de 10 mil ou 20 mil habitantes, que a comunicação é fundamental, pois não é todo dia que grandes jornais noticiam o que acontece ali. Entendendo a importância desta forma de comunicação, seguimos para outro ponto tão importante quanto o jornal, que é a qualidade do que é feito.
Hoje o diploma de jornalismo, aquele em que a gente passa quatro anos estudando e aprendendo para desempenhar o verdadeiro papel do jornalista na sociedade, não é mais válido em território nacional, ou seja, qualquer pessoa pode se intitular jornalista, mas será mesmo? Estar presente em eventos, ter uma câmera fotográfica e circular entre as pessoas não é o suficiente para te credenciar um profissional.
O fazer jornalístico consiste em credibilidade e acima de tudo, isenção de opinião, pois ela deve ser criada pelo leitor, não vir pronta com opiniões pessoais. O verdadeiro profissional busca somente informar e dar espaço para que todos mostrem seus trabalhos e tudo o que acontece nas cidades e nos bairros. O jornalismo feito por profissionais é reconhecido a léguas de distância, pois não pende para a defesa de ideais, mas é informativo o suficiente para ser formador de opinião e auxiliar no desenvolvimento de todos os locais por onde circula.
Ser jornalista exige estudo, dedicação, credibilidade, reconhecimento e poderíamos citar dezenas de outros valores, mas acima de tudo, o jornalista é aquele que transita por todos os ambientes, que não mede esforços pelo melhor para seus leitores, que não tem hora para trabalhar, é reconhecido pela comunidade em que vive e além de tudo isso, e o mais importante, tem a confiança das pessoas. São pessoas assim, que merecem o título de jornalista, pois de aventureiros todas as profissões estão cheias, mas o chamado 4º Poder tem que ter qualidade.

Anterior

Momento político

Próximo

Se colocar no lugar do outro

Deixe seu comentário