Brincar na água, refrescante ou perigoso?

O verão está aí, e com ele as altas temperaturas. Nesta semana os termômetros chegaram perto dos 40°C e a população busca todas as formas para se refrescar. Uma das alternativas encontradas é o banho de piscina, em rios, lagos e lagoas, cachoeiras ou praias, que podem até nos proporcionar agradáveis momentos de lazer e nos trazer um alívio refrescante num dia de calor. No entanto, em  todas as situações há riscos de afogamento e é preciso tomar alguns cuidados. Entre jovens e adultos os afogamentos são causados principalmente por ingerirem remédios ou bebidas alcoólicas antes de nadar, vítimas de traumas (bater a cabeça em algo maciço por ter saltado de alguma elevação para dentro da água), acidentes com embarcações, desconhecimento do local de mergulho ou excesso de confiança e exaustão  do nadador.


 Engana-se quem pensa que um grande  volume de água é necessário para que haja o afogamento. Uma quantidade pequena de água pode ser a causa de afogamento, pois geralmente ele acontece muito rápido e de forma silenciosa.
Ë preciso tomar alguns cuidados em relação à água,  para isso aqui estão algumas dicas:


* Seja razoável e valha-se do seu bom senso, mesmo que saiba nadar bem. Não entre na água se tiver exagerado um pouco nas bebidas alcoólicas, não mergulhe em águas cuja profundidade desconhece, nem se aventure em mergulhos solitários e à noite;
* Lembre-se de que crianças exigem cuidados redobrados, mesmo quando estiverem com boias, próximas de pessoas conhecidas e num ambiente que lhes é familiar. É imperativo também que, tão logo atinjam a idade conveniente, sejam ensinadas a nadar;
* Não tente segurar uma pessoa que está se afogando. No desespero, ela pode arrastar você e colocar sua vida em risco. Ofereça-lhe um objeto que possa ajudá-la a flutuar e sair da água. Chame os bombeiros, tão logo seja possível, que têm treinamento especializado nesse tipo de salvamento.
Seguindo estas instruções, pode-se ter um verão mais tranquilo, porém,  todo cuidado é sempre bem vindo! 

Anterior

Base do sucesso - Organização

Próximo

Ano novo, novas perspectivas...

Deixe seu comentário