15 de Novembro

 
A Proclamação da República no dia 15 de novembro de 1889 levou ao fim a monarquia que desde a independência se mantinha no Brasil. Para os republicanos foi um passo inevitável, para os monarquistas, a triste inserção do Brasil no quadro latino-americano, marcado pelo protagonismo dos militares.
Por sua vez, do povo temos a visão do “bestializado” – a tão difundida frase do jornalista republicano Aristides Lobo - sem entender o que ocorria e mais recentemente, a partir do livro de José Murilo de Carvalho, que não se manifestou por vontade própria, por saber que também estaria vetada a sua participação no plano político-institucional.
A instauração da república no Brasil se deu a partir de um golpe militar, ou melhor, fruto da ação de alguns militares, sendo que não havia uma unidade ou consenso entre eles.
Apesar de algum número de republicanos civis, estes estiveram ausentes do evento.
 O militar, Marechal Deodoro da Fonseca, resolveu comandar o movimento para a tomada do governo, tirando o imperador do poder.
O imperador, sabendo disso, mandou prender Deodoro, mas este apoiado pelo exército e unido com toda a classe popular, civis e jornalistas se dirigiu à Praça da Aclamação no Rio de Janeiro e proclamou a república, assumindo o poder como primeiro presidente do Brasil.
A partir daí  todos os brasileiros tornaram-se livres e independes.
 

    

Anterior

Proerd é um programa, Proerd é curtição...

Próximo

Saudosa Homenagem

Deixe seu comentário