Imagem principal

Setor de serviços cresce 6,1% em Santa Catarina e supera média nacional

  • Eduardo Valente/GOVSC -

Resultado positivo no setor de serviços em 2024 foi puxado principalmente pelo segmento de transportes, que acumulou alta de 8,3%

O setor de serviços de Santa Catarina registrou crescimento do volume de vendas na ordem de 6,1% entre janeiro e dezembro de 2024. O percentual ficou acima da média nacional, que no mesmo período somou elevação de 3,1%. Assim, Santa Catarina ficou entre os estados que tiveram maior crescimento do setor ao longo do ano passado. Os dados foram apurados pelo IBGE e divulgados nesta quarta-feira, 12, por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

O crescimento catarinense de 6,1% em 2024 foi puxado, principalmente, pelo segmento de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que registrou elevação de 8,3%. Outros segmentos, como serviços prestados às famílias (5,4%), serviços de informação e comunicação (5,1%), bem como serviços profissionais, administrativos e complementares (3%) também tiveram alta. 

O governador Jorginho Mello atribui o resultado ao bom momento do emprego e renda em Santa Catarina. “Temos a menor taxa de desemprego em 10 anos, de apenas 2,8%, e geramos mais de 100 mil vagas formais de emprego em 2024. Tudo isso puxa a nossa economia pra cima. Assim, as famílias e empresas têm maior renda para consumir serviços. É importante destacar também a participação do setor de transportes, que alavancou o desempenho no ano passado. Como temos portos de excelência, contribuiu muito pra esse segmento”, destaca. 

Santa Catarina se destaca entre os estados brasileiros

Com a elevação de 6,1%, Santa Catarina ficou bem acima da média brasileira de 3,1%. O resultado catarinense também supera os vizinhos Paraná (3,6%) e Rio Grande do Sul (-7,3%) – este último muito prejudicado pelas enchentes. Santa Catarina ainda ficou à frente de estados como São Paulo (4,5%), Rio de Janeiro (4%) e Minas Gerais (2%).

“O desempenho do setor de serviços mostra como a economia de Santa Catarina está aquecida. Nossa atividade econômica registra alta na casa de 5,6% e isso impacta em diversos setores. O estado é, mais uma vez, destaque nacional pelo crescimento acima da média, principalmente se comparado com unidades da federação que têm uma base de comparação maior”, afirma o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.

No ranking nacional, Santa Catarina ocupa a 5ª colocação. O estado ficou atrás apenas de Amazonas (10,2%), Amapá (7,7%), Sergipe (7,1%) e Espírito Santo (6,2%), conforme o IBGE. 

O crescimento dos serviços é relevante para a economia catarinense especialmente pela geração de empregos, já que o setor é um dos que mais cria vagas. Dos 106 mil postos de trabalho gerados em Santa Catarina no ano passado, 55 mil foram no setor de serviços, representando mais de 50% do total.


Vendas do comércio catarinense crescem 7,2% em 2024 Anterior

Vendas do comércio catarinense crescem 7,2% em 2024

Produtor de Otacílio Costa colhe 12 toneladas de moranga por hectare, mas enfrenta crise de preços Próximo

Produtor de Otacílio Costa colhe 12 toneladas de moranga por hectare, mas enfrenta crise de preços

Deixe seu comentário