logo RCN
Imagem principal

Vacinação contra dengue em SC fica abaixo da meta e atinge menos de 25% do público-alvo

Estado já soma 120 mortes pela doença e outros 40 casos estão sob investigação

Dados divulgados pela Secretaria do Estado de Saúde (SES) nesta segunda-feira (29) mostram que a cobertura vacinal contra a dengue em Santa Catarina chegou a apenas 24,19% do público-alvo, que é de 148.314 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% do público.


A vacina está sendo aplicada em municípios das regiões Nordeste e Grande Florianópolis. Na região Nordeste, que foi a primeira a receber o lote de imunizantes, em 24 de fevereiro, a cobertura vacinal é de 31,49% até agora. Já na Grande Florianópolis, que começou a vacinar em 8 de abril, 16,55% do público está vacinado até o momento.

Em relação à quantidade de doses recebidas até agora, a região Nordeste já aplicou 79,6% (23.165) da remessa de 29.100 vacinas. Já das doses encaminhadas para a região da Grande Florianópolis, foram aplicadas 12.725 (58,76%) das 21.655 recebidas.

A SES reconhece que a cobertura vacinal no Estado está evoluindo abaixo do esperado. Segundo o diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), João Fuck, a baixa adesão pode ser explicada pela desinforamação em relação à vacina e a dificuldade de alcançar o público-alvo.

— Com a vacina da Covid, a gente teve muitas discussões e informações falsas circulando. A vacina foi colocada em xeque em muitos momentos. Foi alegada uma falta de segurança e acho que as pessoas ficaram bastante receosas, apesar das vacinas serem seguras. Mesmo essas vacinas mais novas que estão sendo incorporadas pelo SUS passaram por várias fases de estudo e têm bastante segurança — disse ele.

Baixa procura por vacinação em SC aliada a menosprezo e desinformação preocupa especialistas

SC chega a 120 mortes

Santa Catarina chegou a 120 mortes confirmadas por dengue em 2024, de acordo com dados do painel de monitoramento da SES. A marca de 100 óbitos foi atingida na semana passada.

Outros 40 óbitos seguem em investigação. Além das mortes, o Estado tem 76.330 casos confirmados e 198.471 casos prováveis, segundo o painel de dados do governo do Estado.

Em todo o Brasil, o número de casos prováveis e confirmados passou de 4 milhões nesta segunda-feira (29). Segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, o país registrou 4.127.571 casos na primeiras 16 semanas de 2024. No mesmo período do ano passado, o Brasil tinha 902.174 casos.


Emissão de falsos prontuários médicos para indenizações do DPVAT é alvo da PF em Lages Anterior

Emissão de falsos prontuários médicos para indenizações do DPVAT é alvo da PF em Lages

Municípios de Santa Catarina são reconhecidos na Etapa Estadual do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora Próximo

Municípios de Santa Catarina são reconhecidos na Etapa Estadual do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Deixe seu comentário