logo RCN
Imagem principal

Usuários do WhatsApp Web são alvo de novo golpe cibernético detectado pelo NIS

  • Reprodução/WhatsApp Web -

Geralmente o golpista finge ser uma instituição financeira, ou órgão público para ganhar a confiança da vítima

Os usuários do WhatsApp Web podem ser vítimas de um novo golpe cibernético detectado pelo Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Poder Judiciário (PJSC). De acordo com informações, o golpe se configura pelo envio de um botão com um link. No exemplo, o criminoso finge ser um atendente da Caixa Econômica Federal e oferece ao usuário uma forma de sacar uma quantia em dinheiro.

Divulgação/TJSC

Ao cair na armadilha, a vítima dará acesso à sua conta do WhatsApp, onde o criminoso poderá iniciar conversas fraudulentas. Alguns casos já foram detectados pelo NIS e nestes, os usuários relataram que havia conversas com números desconhecidos, sem que eles tivessem iniciado os chats.

Um detalhe mencionado pelo Núcleo, é que, no caso da pessoa cair no golpe, a sessão utilizada será "roubada" e não será adicionado mais um dispositivo conectado ao computador, o que dificulta na percepção de que alguém esteja utilizando a conta.

O aplicativo

Reprodução/Hardware.com.br

O WhatsApp Web foi lançado em 2015 para dar ao usuário mais praticidade, que não precisaria mais pegar o smartphone toda hora.. Para utilizar, a pessoa deve acessar o site pelo computador e escanear o QR Code, assim, uma sessão será criada e um dispositivo será adicionado à lista daquele computador.

Recomendações

Segundo informa a assessoria do Tribunal de Justiça (TJSC), o WhatsApp Inc. já tem conhecimento do golpe e averigua a situação. João Nakamura, agente da Divisão de Inteligência do NIS, afirma que o êxito na aplicação do ato criminoso não é um erro no aplicativo, mas sim, uma falha humana, combinado com o conhecimento avançado de programação do golpista. "Os métodos quase sempre envolvem engenharia social. Mais de 90% das ocorrências exigem o comportamento ativo da vítima". Nakamura comenta que os criminosos usam a identidade de alguma instituição financeira ou órgão público para ganhar a confiança da vítima.

A principal recomendação é que o usuário desabilite todos os dispositivos conectados ao WhatsApp Web. Para fazer isto, clique aqui.

Otacílio Costa no mapa da violência contra a mulher Anterior

Otacílio Costa no mapa da violência contra a mulher

Operações Retis e Spiderweb desarticulam quadrilhas que enviavam cocaína para a Europa Próximo

Operações Retis e Spiderweb desarticulam quadrilhas que enviavam cocaína para a Europa

Deixe seu comentário