logo RCN
Imagem principal

Otacílio Costa tem status de emergência reconhecido pela Defesa Civil Nacional

  • Alisson Magalhães / CO - Arquivo - O Estádio da Klabin já sofreu com as enchentes duas vezes em 2022.

Com o reconhecimento, município poderá solicitar recursos ao Ministério do Desenvolvimento Regional

A Defesa Civil Nacional reconheceu, na terça-feira, 26, a situação de emergência em seis cidades brasileiras atingidas por desastres naturais, entre elas Otacílio Costa, que no início de maio vivenciou, mais uma vez, enchente provocada pela cheia do Rio Canoas. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União na terça-feira, 26. 

As outras cidades afetadas por chuvas foram Rio Formoso, em Pernambuco, Boa Saúde, no Rio Grande do Norte. Ibirapuitã, no Rio Grande do Sul, sofreu uma enxurrada e Currais Novos e Francisco Dantas, no Rio Grande do Norte, passam por um longo período de estiagem. 

O reconhecimento do estado de emergência segue um trabalho da Defesa Civil municipal, que após gerenciar a emergência, prepara um relatório e encaminha à Defesa Civil Nacional, que analisa e reconhece a situação. No caso de Otacílio Costa, o protocolo foi encaminhado dia 11 de maio. 

Com a concessão do status de situação de emergência, os municípios estão aptos a solicitar recursos no Ministério do Desenvolvimento Regional, para atender à população afetada, com ações que envolvem o restabelecimento de serviços essenciais e a reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados. 

A solicitação é feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

O coordenador municipal de Defesa Civil, Nivaldo Felisbino, informou que alguns estudos serão conduzidos para determinar o montante que será solicitado e onde serão aplicados os recursos.

Motorista é preso em flagrante na SC-114,em Palmeira Anterior

Motorista é preso em flagrante na SC-114,em Palmeira

Idoso morre afogado após sair para pescar Próximo

Idoso morre afogado após sair para pescar

Deixe seu comentário