Udesc Lages terá primeiro grupo de estudos do País que alia Ciência do Solo à investigação de crimes
Na útima quinta-feira, 27, ocorreu o encontro inaugural do Grupo de Estudos em Pedologia Forense (Gepefor) do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, coordenado pela professora Samara Alves Testoni, do Departamento de Solos e Recursos Naturais.
Segundo a coordenadora, o Gepefor é o primeiro grupo de estudos do Brasil que agrega ciência do solo e ciência forense. "Trata-se de um marco histórico para a Udesc", afirma a professora. O grupo discutirá temas levantados pelos acadêmicos que envolvam o solo como vestígio em investigações de cenas de crime.
Serão abordados casos reais em que o solo e suas partículas foram decisivos na elucidação de casos criminais. "Apresentaremos quais atributos do solo contribuem na sua rastreabilidade, tornando possível definir onde e quando um objeto ou pessoa esteve em contato com o solo", explica Samara.
O objetivo principal, segundo ela, é expandir o conhecimento adquirido pelos acadêmicos em sala de aula. O Grupo é aberto e para participar é necessário realizar a inscrição
. Mais informações podem ser obtidas no
perfil do Gepefor no Instagram
.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Deixe seu comentário