logo RCN
Imagem principal

Setembro Amarelo: alerta e ações de prevenção contra o suicídio

  • Divulgação/imagem ilustrativa -

Confira as ações de prevenção em Otacílio Costa, Palmeira e Lages.



Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos e um número ainda maior tenta suicídio. O ato é a segunda principal causa de morte mundial entre os jovens com idades entre 15 e 29 anos. 

Em junho deste ano, os otacilienses se deparam com dois casos de suicídio no município. As duas situações chamaram a atenção para a importância de se falar a respeito do assunto. Com este objetivo entrevistamos, no mês citado, o psicólogo Juliano Dias. Ele, que atende nas Unidades Básicas de Saúde de Otacílio Costa, afirmou que de dois a três pacientes que atendia tinham pensamentos de suicídio e até mesmo já haviam tentado.

Em nova entrevista para compor esta matéria, Juliano nos falou que alguns dos pacientes atendidos com a psicoterapia estão relatando que não pensam mais no suicídio e não veem o mesmo como saída. "Percebemos que psicoterapia tem surtido efeito. Algumas pessoas não precisam mais do tratamento e foram encaminhadas para grupos de acompanhamento pelo Nasf", explicou.

De acordo com o especialista, de janeiro a setembro estão sendo tratados por ele cerca de 24 pacientes que chegaram com pensamento de tirar a própria vida e alguns que até mesmo chegaram a tentar.

Quem diz que vai se matar está dando um sinal do que pode vir a fazer, afirma psicóloga

A psicóloga Helen Schauffert alerta que uma pessoa que está pensando em suicídio pode vir a apresentar alguns sinais, como falar sobre suicídio, mudanças de humor, ansiedade e fácil irritabilidade, falar que se sente preso ou sem esperança, isolamento social, dentre outros.

"Muita gente diz que quem fala que vai se matar, não se mata. Isso é mito! É preciso ficar atento sim. Os familiares e amigos devem tentar conversar e demonstrar que a pessoa não está sozinha e que vocês irão enfrentar isso juntos. O importante é não julgar a pessoa e sim apoiar", ressalta a psicóloga

Dentre tantas causas que podem levar a pessoa a tentativa do suicídio está o sentir que não pode lidar com uma situação avassaladora da vida naquele momento. Outras podem ser a desesperança, ter histórico de suicídio na família, ou ter experimentado algum evento muito estressante na sua vida, como a perda de um ente querido, problemas com drogas e álcool, abuso físico ou sexual.

A psicóloga aconselha que o indivíduo que está com tais pensamentos não tenha medo de falar sobre o assunto e busque ajuda de profissionais da saúde. "Pode parecer que não há saída, que essa é a única maneira de acabar com a dor, mas não é. Você não está sozinho, existem várias pessoas que se sentem assim como você. Procure a ajuda e fale sobre o que dói. Você e sua saúde mental são muito importantes", finalizou.

Uma otaciliense, com idade perto dos 60 anos, que prefere não se identificar, nos contou que há anos sofre com depressão, e que diversas vezes já pensou em cometer suicídio. Ela contou que inicialmente a família não entendeu o que estava acontecendo. "Toda minha depressão veio depois que perdi um ente querido. Fiquei vários meses sem desejar levantar da cama e pensei no suicídio. Só não fiz por temor a Deus", declarou.

Segundo Michelle Pereira, Coordenadora do NASF, o otaciliense que necessita de atendimento psicológico deve procurar a sua Unidade Básica de Saúde (UBS) e se consultar com o clínico geral. O profissional fará uma avaliação e encaminhará o paciente para tratamento com o psicólogo.


Ações de prevenção nos municípios

Segundo as Secretarias de Saúde de cada município as ações abaixo serão realizadas neste mês.

Otacílio Costa

Dia 20 - Caminhada de Prevenção ao Suicídio.

Os participantes sairão do ginásio do bairro Poço Rico em direção a Praça do Centro comercial, bairro Pinheiros. Quem participar ganhará a camiseta do evento. Será servido depois da caminhada frutas e água.

Um ônibus passará nas UBS e levará quem desejar participar do evento para o bairro Poço Rico. Ele sairá às 8h30 da Unidade Novo Mundo e passado nas UBS Santa Catarina, Igaras, Fátima I. Caso esteja chovendo, a caminhada será transferida para dia 27.

Palmeira

Dia 25 - Roda da Conversa

O local da programação será o Parque de Exposições José Maria Batista, às 14h30. A equipe da saúde se reunirá às 14h em frente a Unidade Básica de Saúde Central para que seja realizada uma caminhada até o parque. No mesmo dia, sementes de girassol serão entregues aos participantes para serem plantadas.

A Secretaria de Saúde ressalta que a roda de conversa deverá ter continuidade e ser realizada nas dependências da UBS.

Lages

18 - Palestra e debate sobre Suicídio

Será para o grupo de familiares e usuários do CapsAD, às 18h30, no CapsAD - Rua Correia Pinto nº 561.

20 - Palestra e debate sobre Suicídio

Será uma reunião de familiares do Caps II, Bairro Pisani, às 19h.

26 - Palestra e debate sobre o tema Suicídio

Será uma reunião de familiares do Capsi, Coronel Córdova nº 1.078, às 14h30 e 18h30

27 - Seminário para rede socioassistencial do município, com palestra da Dra. Lia Ferreira, e após apresentação de experiências exitosas da saúde mental de Lages. Local e hora a serem confirmados.

28 - Caminhada alusiva ao setembro Amarelo

A Caminhada sairá da praça da Catedral, em direção ao Tanque, e na chegada serão realizadas atividades e distribuição de material informativo.


Municípios realizam ações de prevenção ao suicídio Anterior

Municípios realizam ações de prevenção ao suicídio

Otaciliense contraiu Chikungunya em viagem Próximo

Otaciliense contraiu Chikungunya em viagem

Deixe seu comentário