COSUD SC: Jorginho Mello abre a 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste |
Secretaria de Saúde de Otacílio Costa adere ao Projeto Planifica SUS
-
Divulgação -
Com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Luiz Fernando Oliveira de Souza, aconteceu na manhã de segunda-feira, 19, no Centro Ambiental Anilto Xavier, o lançamento do Projeto Planifica SUS da Serra Catarinense.
O Projeto objetiva dar mais resolutividade, humanização de atendimento e, principalmente, estratificação de risco aos usuários do sistema de saúde pública dos 18 municípios da Serra Catarinense. O cronograma prevê capacitações em rede e se estenderá até o final de 2020. "Esse projeto se propõe a rever a atenção primária e ambulatorial, especializada em seus micros e macros processos, organizados em rede. A expectativa é que possamos resolver até 90% das necessidades das pessoas no serviço de atenção primária e somente chegue a atenção ambulatorial especializada, quem de fato precise do serviço", explicou o Secretário Luiz Fernando.
O Secretário de Saúde, juntamente com o Prefeito Luiz Carlos Xavier - Tio Ligas, assumiram o compromisso que visa atender as metas do Planifica SUS, que é de fortalecer as ações da atenção primária, atenção especializada e vigilância em saúde.
Como funciona o Planifica SUS
O modelo a ser adotado no Planifica SUS é o de Atenção às Condições Crônicas e, além disso, os de macro e microprocessos básicos da atenção primária à saúde; de atenção aos eventos agudos; de atenção às condições crônicas não agudizadas, enfermidades e pessoas hiperutilizadoras; de atenção preventiva; de demandas administrativas; de atenção domiciliar; de autocuidado apoiado e de cuidados paliativos. Serão reuniões mensais divididas em dois grupos para não interferir nos atendimentos das UBS.
"A cada etapa do Planifica SUS, os técnicos irão fazer uma análise situacional, epidemiológica e assistencial, a fim de identificar e priorizar problemas, objetivando, assim, as metas a curto, médio e longo prazo. As equipes precisam entregar todas as seis etapas do projeto até o final do próximo ano e, em novembro de 2020, será feito um seminário de avaliação", concluiu Fernando.
Deixe seu comentário