COSUD SC: Jorginho Mello abre a 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste |
Santa Catarina registra 20 casos confirmados de Meningite Bacteriana
-
Divulgação/ilustrativa -
Um dos casos confirmados aconteceu em Lages, onde uma jovem morreu vítima da doença.
Santa Catarina registrou 20 casos confirmados de Meningite Bacteriana com três mortes, segundo boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) divulgado na segunda-feira, 24.
Segundo o órgão, porém, não há um surto de meningite no estado. A meningite possui 12 diferentes sorotipos. Conforme a Dive, a primeira morte, que aconteceu no dia 4 de abril, foi de uma jovem de 18 anos residente em Lages. Depois, um bebê de 9 meses morreu dia 29 de abril, em Jaraguá do Sul e, por último, uma menina de 12 anos, moradora de Imbituba, morreu no dia 13 de junho.
Cidades que registraram casos da doença
O boletim informou que as cidades de Blumenau, Itajaí, Lages e Itapema tiveram dois registros de doença em cada. Já em Balneário Camboriú, Bombinhas, Criciúma, Fraiburgo, Garopaba, Imbituba, Jaraguá do Sul, Navegantes, Palhoça, Porto União, São Francisco do Sul e Turvo, foi um em cada município.
Doença meningocócica
Conforme o órgão, a doença meningocócica (DM) pode ser considerada rara e tem alta letalidade. Ela tem evolução aguda e potencial epidêmico.
Os sintomas da doença são febre, cefaleia, vômitos, rigidez da nuca e outros sinais de irritação meníngea, como convulsões. Manchas vermelhas no corpo devem ser considerados casos suspeitos.
O SUS disponibiliza apenas a vacinação contra o subtipo C. Conforme o Ministério da Saúde, esse é o tipo mais frequente da doença, responsável por 60% dos casos.
Deixe seu comentário