COSUD SC: Jorginho Mello abre a 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste |
A deliberação e aprovação respeitou o compromisso número um, do Seminário de Saúde da Serra Catarinense com foco no SISREG
Os prefeitos da Amures aprovaram na manhã desta sexta-feira (27), o prazo de 30 dias para migrar o serviço de regulação ambulatorial (consultas e exames), que hoje é realizado na Central de Regulação de Lages para os municípios. A deliberação e aprovação respeitou o compromisso número um, do Seminário de Saúde da Serra Catarinense com foco no SISREG (Sistema de Regulação), realizado na quinta-feira (26), Uniplac.
Os prefeitos aprovaram também, a distribuição dos recursos de emenda parlamentar R$ 3 milhões da deputada federal Carmen Zanotto, em que Lages ficará com 50% do valor e a outra parte dividida por produção de atendimentos entre os demais 27 municípios cobertos pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-AMURES). Carmen Zanotto acompanhou as tratativas dos prefeitos e orientou para uma divisão de recursos mais equânime possível.
A presidente da Amures, prefeita de Palmeira Fernanda Córdova, explicou que, por esta forma de distribuição seu município, por exemplo, receberá R$ 37 mil. "Esse valor é praticamente o que investimos mensalmente na saúde em nosso município", citou a prefeita, em tom de agradecimento a deputada.
Da mesma forma, o presidente do CIS-AMNURES, prefeito de Rio Rufino Erlon Tancredo Costa, explicou que os prefeitos aprovaram a forma mais justa de divisão dos recursos da emenda parlamentar. E reiterou a importância de os prefeitos estarem unidos nos propósitos de interesse regional.
Nesse prazo até final de junho, os prefeitos reforçaram a necessidade de estudos que indiquem a utilização dos hospitais da região, como cirurgias e outros procedimentos. Eles validaram as nove indicações do Seminário de Saúde como uso dos saldos dos fundos municipais de saúde, para a compra de serviços de saúde com apoio da deputada Carmem Zanotto.
Assim como a criação de Comitê com participação do assessor especial do governo Lucas Neves, deputada Carmen Zanotto e prefeitos para tratar da fila de cirurgias eletivas Estado e dentre outros assuntos, autorizaram a possibilidade do CIS-AMURES conveniar serviços com todos os consórcios de saúde do Estado. O deputado federal Daniel Freitas passou pela reunião para cumprimentar os prefeitos.
Deixe seu comentário