logo RCN
Imagem principal

População de Otacílio Costa terá que fazer a vacina contra a febre amarela

  • Elaine Leal/CO -

Ao todo a ação atinge 162 municípios do estado, incluindo Palmeira, Painel e Bocaina do Sul.

Os casos de febre amarela têm aumentado em quase todo o país, em especial nas metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O Ministério da Saúde, no dia 14 de janeiro deste ano, divulgou que, no país, no período de julho de 2017 até 14 de janeiro de 2018, foram notificados 470 casos de suspeita da doença em humanos, dos quais 290 foram descartados, 145 permanecem em investigação e 35 foram confirmados. Dos casos confirmados, 20 evoluíram para o óbito. A maioria dos casos em investigação foi notificada na região Sudeste. 

O fato tem levado a uma grande procura pela vacina também em Santa Catarina. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (DIVE/SES) informou que, de 1º a 22 de janeiro de 2018, foram notificados sete casos suspeitos de febre amarela no Estado.

Ainda de acordo com a DIVE, as pessoas infectadas estiveram em áreas com transmissão fora de Santa Catarina e aguardam resultado laboratorial. Destes, dois casos evoluíram para óbito, um residente em Gaspar e o outro morador de Lajeado Grande. Ambos tinham histórico de viagens para o Estado de São Paulo. Os outros cinco são residentes nos municípios de Joinville (1), São José (1), Lages (1), Criciúma (1) e Timbó (1).

A orientação do órgão é que a imunização seja para casos, faixas etárias e locais específicos. No momento, 162 municípios catarinenses integram a Área com Recomendação de Vacina contra Febre Amarela (ARV) e também devem se vacinar as pessoas que irão viajar para áreas de circulação do vírus.

Temos vacina para todos que precisarem, diz secretário de saúde de Otacílio Costa 

Segundo o secretário de saúde de Otacílio Costa, Fernando Souza, o município está na lista dos que devem fazer a vacinação por ser um local que possui bastante mata. Mas não há registro ou suspeita de casos na cidade.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Otacílio Costa estão com vacinas contra a febre amarela disponíveis gratuitamente para a população. Quem recebeu a vacina ao longo da vida é considerado vacinado e não precisa de nova dose.

Ainda segundo Fernando, os otacilienses não precisam entrar em pânico. "A população de Otacílio Costa não precisa ficar alarmada, pois não há epidemia em Santa Catarina. Não é necessária uma corrida as UBS. Temos vacina para imunizar a todos", declarou.

Recomendações da secretaria de saúde de Otacilio Costa

Pessoas que irão viajar devem se vacinar com pelo menos dez dias de antecedência;

Idosos acima de 60 anos só podem se vacinar com prescrição médica;

Mães que estão amamentando devem suspender o aleitamento por dez dias após a vacina;

A vacinação pode ser feita ao longo do ano. Não é necessária uma corrida às UBS;

A vacina é recomendada para as crianças de nove meses de vida até os adultos de 59 anos de vida;

Atendimentos nas UBS de Otacílio Costa

Ligue para a UBS antes de se dirigir para lá. Confirme o dia e se há vacina disponível na unidade. Os otacilienses podem escolher a UBS que desejam se vacinar independentemente do bairro onde moram. O atendimento será realizado no período da manhã e da tarde.

UBS Fátima 2 - Toda segunda-feira. Rua Pedro Alvares Cabral, Bairro Fátima Fone: (49)3221-8061

UBS Santa Catarina - Toda terça-feira. Av. Alencastro, s/nº Fone: (49) 3221-8059

UBS Igaras - Toda quarta-feira. Av. Beira Rio, s/nº Fone: (49) 3221-8053

UBS Novo Mundo - Toda quinta-feira. Rua Evaldo Costa Ávila, s/n Fone: (49) 3221-8058

UBS Fátima 1 - Toda sexta-feira. Av. Trabalhador, 56 Fone: (49)3221-8055

Salas de vacinação na região

Bocaina do Sul

US Central - Rua Evaldo Assink s/n Fone: (49) 32280227

Painel

US Central - Rua Major José, s/nº Fone: (49) 3235-0118

Palmeira

US Central - Rua Alziro Xavier, 80 Fone: (49) 3238-0009

O que é a febre amarela?

Ela é uma doença infecciosa e não contagiosa. A FA se mantém endêmica (restrito a determinada região geográfica) ou enzoótica nas florestas tropicais dos continentes americano e africano, sendo transmitida ao homem principalmente mediante a picada dos mosquitos do gênero Haemagogus.

Quais os sintomas iniciais da doença?

Febre alta de início súbito, sensação de mal-estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, calafrios, náuseas e vômitos. Quando a doença evolui para a forma grave, há um aumento da febre, diarreia, reaparecimento dos vômitos, dor abdominal, icterícia (olhos amarelados, semelhante à hepatite), manifestações hemorrágicas (equimoses, sangramentos no nariz e gengivas) e ocorre funcionamento inadequado de órgãos vitais como fígado e rins. A única forma de evitar a febre amarela silvestre é a vacinação contra a doença.


Otacílio Costa promoveu caminhada em apoio ao cuidado da saúde mental Anterior

Otacílio Costa promoveu caminhada em apoio ao cuidado da saúde mental

Justiça determina que Otacílio Costa crie Centro de Zoonoses e Bem-Estar animal Próximo

Justiça determina que Otacílio Costa crie Centro de Zoonoses e Bem-Estar animal

Deixe seu comentário