COSUD SC: Jorginho Mello abre a 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste |
O medo, o preconceito e, principalmente, a falta de conscientização, são apontados como alguns fatores responsáveis pela baixa procura do exame.
Dados da Secretaria de Saúde de Otacílio Costa apontam a baixa procura por parte dos homens para requisitar o exame de PSA nas unidades de Saúde. No ano passado 399 homens solicitaram o exame durante o mês de novembro. Neste ano, até o dia 16 deste mês, apenas 153 homens dirigiram-se às UBS's do Município para requisitar o exame, conforme a enfermeira Andreia dos Santos, da Unidade Básica de Saúde Fátima 1. "Seguindo nesse ritmo teremos menos participação do que no ano passado", anota a enfermeira, dizendo que o procedimento é fácil. "Não precisa consultar para pegar a requisição do exame. As enfermeiras de cada posto disponibilizam", informa Andreia.
A médica Camila Castaldo, também da UBS Fátima 1, explica que o PSA é um exame de sangue que visa o rastreamento do câncer de próstata. Ela orienta que o ideal é que homens com idade acima de 45 anos o façam ao menos uma vez ao ano. "É um exame simples que tem muita importância na saúde do homem, pois o câncer de próstata é um dos que tem prognóstico de cura mais elevado, se diagnosticado precocemente", pondera.
O medo, o preconceito e, principalmente, a falta de conscientização, são apontados pela médica como alguns fatores responsáveis pela baixa procura do exame. "Muitas vezes são as esposas que vão até a unidade requisitar o exame. Os homens precisam se conscientizar e entender que sua saúde deve estar em primeiro plano", conclui Castaldo.
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por várias entidades durante o referido mês, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Deixe seu comentário