COSUD SC: Jorginho Mello abre a 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste |
Janeiro Branco é o mês de cuidar da saúde mental em Otacílio Costa
-
Elaine Leal/CO - psicóloga Jeanne Henkmaier de Souza, psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
Uma Caminhada em prol da Saúde Mental será realizada no dia 30 deste mês.
Ser um período de reflexão e cuidados com a mente, uma vez que cuidar da saúde mental ajuda na construção de uma vida mais feliz. Esses são os objetivos da campanha Janeiro Branco, realizada em várias cidades do país, incluindo Otacílio Costa. Criada pelo psicólogo Leonardo Abrahão em 2013, na cidade de Uberlândia, no triangulo mineiro, para ajudar as pessoas a não desistirem de seus planos e a lidar com as dores do dia a dia, a campanha busca melhorar a qualidade de vida das pessoas, abordando questões sobre como lidar com as frustrações de metas não alcançadas, de perdas e relacionamentos abalados.
De acordo com o site da campanha, vários transtornos ou doenças mentais ocorrem devido a problemas que não foram resolvidos na mente, e a busca por saúde mental engloba tanto combater as doenças mentais (ou transtornos) - como depressão, ansiedade generalizada, esquizofrenia e a bipolaridade - como capacitar a pessoa a viver de forma equilibrada e a reagir às dificuldades da vida.
A campanha, que tem como tema "Sem Saúde Mental, não há saúde!", chegou a Otacílio Costa. De acordo com a psicóloga Jeanne Henkmaier de Souza, psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), o mês de janeiro foi escolhido por ser um período de renovação, de inícios, e o branco por ser a cor de partida. "Na folha em branco se pinta ou se desenha o que se quer", declarou.
Ainda de acordo com Jeanne, que trabalha há dois anos na Unidade Básica de Saúde do bairro Igaras e Interior, a procura para obter cuidados com a saúde mental tem aumentado nos últimos anos. A busca ainda é maior do lado feminino, mas aos poucos os homens passam a frequentar a sala da psicóloga. "O tratamento não é para pessoas denominadas malucas, mas para aquelas que precisam de ajuda. Pessoas que estão passando por sofrimento profundo. O psicólogo vai ouvir e orientar", salientou.
A psicóloga afirma que, cuidando da saúde mental, a vida pode melhorar. Ela destaca, ainda, que não existe perfeição. "A pessoa pode chorar, pode não estar bem um dia ou se sentir frustrada por um momento. O que é importante é ter equilíbrio", explicou.
O tratamento oferecido compreende tanto a atividade individual como em grupo. No caso do grupo, é realizada uma caminhada toda sexta-feira. O educador físico do NASF, Claudio da Silva, juntamente com a psicóloga e cerca de 8 pacientes, participam da ação. Nela sempre há uma troca de experiências.
A Secretaria de Saúde, por meio da UBS do bairro Igaras, promove, neste mês, ações para reflexão sobre o tema.
Dia 30 - Caminhada em prol da Saúde Mental. Os participantes sairão às 9h do Ginásio de Esportes Nelson Melo de Liz, no bairro Poço Rico, e seguem até a Praça do bairro Pinheiros. A caminhada é aberta à população. Todos devem usar camiseta branca. Caso chova, a caminhada será transferida para o dia 31.
Dia 31 - Será realizada uma Ação no salão da Igreja do bairro Igaras, com vários profissionais da saúde, como odontólogo e fisioterapeuta.
Deixe seu comentário